O que mantém a lamparina acesa?

Perguntado por: uornelas7 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Em cima do líquido inflamável, coloca-se um pedaço de cortiça ou de madeira, que flutua sobre a solução. No pedaço de cortiça fixa-se um pavio encerado que fica acima de todo o recipiente, direcionado para o alto. A iluminação do ambiente ocorre quando o pavio é aceso.

Em tempos antigos, romanos e gregos queimavam azeite de oliva em suas lamparinas. O azeite pode ainda funcionar como combustível, mas os consumidores de hoje em dia têm uma diversidade de combustíveis mais práticos para suas lâmpadas a óleo.

Tempos das lamparinas
Neles, a luz é protegida por um anteparo de vidro, abastecido inicialmente com óleo de animais e plantas, e posteriormente a gás. Esses artefatos foram muito usados no mundo inteiro, bem como aqui em nosso país.

A escolha dos símbolos da enfermagem remonta ao século XIX, o símbolo da lamparina à óleo por exemplo, foi uma homenagem a uma aristocrata inglesa chamada Florence Nightingale (1810-1920), a qual dedicou sua vida à profissão de enfermeira.

A capacidade de um fogareiro é de aproximadamente 300ml de álcool gel, o suficiente para manter a chama acesa por cerca de 1h30. Por tudo isso, o álcool gel é o combustível mais indicado para acender rechauds.

Um tipo especial de lamparina é a poronga, feita a partir de latas de óleo e utilizada pelos seringueiros para iluminar os caminhos da seringa. O seu combustível mais frequente é o querosene.

São mais econômicas que as incandescentes, mas se não forem descartadas corretamente, podem contaminar a água e o solo, prejudicando a natureza e a todos.

Coloque um pavio no orifício. Depois de ter sua tampa bem perfurada por você, é hora de colocar o pavio por este orifício. Você deve usar um pavio longo, pois a maior parte dele precisa permanecer no óleo. É por meio desse pavio que o óleo vai passar para o topo e vai te ajudar a acender a lamparina.

O filamento que se encontra no interior da lâmpada é feito de um metal chamado tungstênio. Quando ligamos esse dispositivo elétrico, a resistência desse metal faz com que a corrente seja “barrada”, fazendo com que a temperatura se eleve ao ponto de emitir luz..

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

Lamparina, conhecida também como lâmpada a óleo, lâmpada de azeite e candeia; é feita a partir de um recipiente, que pode possuir diversas formas tais como bacia, caldeira, balde ou funil invertido. O recipiente contém óleo combustível para garantir sua chama, que podia ser óleo de baleia, azeite, querosene ou álcool.

Na idade média esses objetos serviam para iluminar todos os locais. Elas passaram de artigos de luxo para o consumo de toda a sociedade. Depois da vela, surgiu a lamparina. Um recipiente onde era colocado óleo de baleia e um pavio encravado num pedaço de cortiça que gerava a chama.

Da argila ao metal, o lampião consistia em uma base, que era abastecida com óleo vegetal ou animal, com uma espécie de “pavio”, que, por estar encharcado de combustível, acendia. Em 1800, no entanto, os óleos foram substituídos pelo gás.

Lucas 8:16 NTLH
Jesus continuou: — Ninguém acende uma lamparina e depois a coloca debaixo de um cesto ou de uma cama. Pelo contrário, a lamparina é colocada no lugar próprio para que todos os que entram vejam a luz.

No início era a lua que iluminava as ruas escuras das cidades. Depois, antes do surgimento da iluminação pública, das lâmpadas elétricas e da tecnologia LED, foram as tochas, fogueiras e velas de sebo e gordura de baleia as responsáveis pela iluminação das ruas dos atuais centros urbanos brasileiros.