O quê Malthus não previu?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Contudo, Malthus não previu que a Revolução Industrial seria capaz de mudar todo o cenário mundial, inserindo no meio rural novas técnicas, as quais impulsionariam a produção agrícola e consequentemente aumentariam a oferta de alimentos.

Critica a teoria malthusiana
Os avanços tecnológicos, principalmente no combate às doenças e também no setor agrícola, foram desconsideradas por Malthus. Esses avanços possibilitaram um grande aumento na produção de alimentos e, consequentemente, contribuíram para o crescimento populacional.

A Teoria Neomalthusiana demonstra receio com o crescimento exacerbado da população. A Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica criada na segunda metade do século XX, como uma releitura da Teoria Malthusiana, que tem como ponto elementar a preocupação com o crescimento populacional exacerbado.

O negativa era que as previsões de Malthus não se concretizaram pois a população não cresceu conforme suas previsões e a produção de alimentos teve um grande crescimento graças aos avanços tecnológicos, além dos efeitos decorrentes da urbanização provocando mudanças no perfil demográfico da população.

Críticas ao Malthusianismo
Uma das principais críticas que se faz a Malthus era que ele não contou com o progresso científico na agro-pecuária. Este fez que a produção de suprimentos fosse suficiente ou maior do que o crescimento populacional e possibilitasse que todos pudessem ser alimentados.

Thomas Malthus foi um economista inglês que desenvolveu uma teoria sobre o crescimento populacional e a produção de alimentos.

b) A teoria malthusiana incentivou governos no sentido de desenvolverem políticas públicas para o controle de natalidade de forma institucional nos países onde o crescimento é maior.

Qual alternativa apresenta corretamente uma crítica à teoria de Malthus: A) A defesa da diminuição de programas assistencialistas para desincentivar a natalidade. B) A realização de pesquisas que defendiam a adoção de medicamentos contraceptivos.

04) Os chamados neomalthusianos defendiam teorias demográficas marxistas e consideravam a própria miséria responsável pelo acelerado crescimento populacional, enquanto os chamados reformistas defendiam a ideia de que é o acelerado crescimento populacional que leva à situação de miséria dos países subdesenvolvidos.

Resposta. A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.

A teoria reformista é uma resposta à teoria neomalthusiana, ou seja, ela derruba a teoria de Malthus. A má distribuição da renda intensifica a pobreza.

As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.

A teoria populacional neomalthusiana, ou neomalthusianismo, é uma teoria demográfica contemporânea adaptada da teoria desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736-1834).

A teoria malthusiana acabou por sofrer algumas modificações e mostrou-se errada em termos de previsão, pois a evolução da tecnologia e meios de produção provaram ser possível, sim, produzir alimento para a toda a população mundial.

A teoria malthusiana defende que, mediante ao crescimento acelerado da população mundial, haveria um problema de escassez de alimentos, visto que a perspectiva do crescimento da oferta de alimentos era inferior ao que se previa para população.

Malthus defendia na época um maior equilíbrio entre produção industrial e produção agrícola, e era contrário àqueles que consideravam o vigor industrial e as exportações inglesas garantia suficiente de uma oferta estável de alimentos.

Qual dos argumentos abaixo pode ser classificado como tipicamente malthusiano? a) A questão da população mundial é preocupante, mais pelos desníveis entre os diversos grupos sociais do que pelo seu tamanho absoluto.