O que mais reprova no vestibular?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A Redação é uma das maiores vilãs dos vestibulares e do Enem. O motivo é que, na maioria dos vestibulares públicos, o peso de redação é imenso. A redação do Enem pode chegar a 50% da nota.

Fazendo no mínimo 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na redação, o candidato pode obter o documento sem ter que passar por um curso supletivo ou voltar para a escola.

Considerar novas alternativas
Tudo bem refazer planos, encare a necessidade de recomeçar, não como um problema, mas sim, como uma oportunidade. Se você não passou no vestibular, a melhor maneira de continuar os estudos pode ser buscar um processo seletivo em que as suas chances de aprovação sejam maiores.

Você não vai ganhar sempre, receberá muitos nãos da vida, e o que vai colocá-lo para frente é a forma que enxerga isso. A cada “não”, é preciso uma reflexão, que fará você entender o que fez de errado e o porquê de não ter dado certo. Talvez isso te leve até a repensar se é isso mesmo que você quer.

A Universidade de São Paulo (USP) possui um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. Na edição de 2023, a instituição contabilizou 114.432 inscritos concorrendo às 8.230 vagas ofertadas.

Para que você tenha ao menos 700 pontos no Enem 2022, você deve acertar em média 110 questões, podendo ser da seguinte forma: Ciências da Natureza: 25 acertos, Ciências Humanas: 29 acertos, Linguagens e Códigos: 37 acertos e Matemática: 19 acertos.

Passar no vestibular na primeira tentativa pode ser bastante difícil dependendo do histórico do estudante, do curso e da instituição que ele escolher para prestar o exame. Alunos que sempre tiveram um desempenho incrível na escola e, principalmente, no ensino médio, terão mais facilidade no vestibular.

Redação. Com certeza a redação é um dos itens mais importantes sobre o que estudar para o vestibular, pois a sua nota pode modificar o resultado final da prova.

As instituições de ensino privada seguem processos seletivos muito parecidos às das públicas. Ou seja, ficou claro que o grau de dificuldade de ingresso em determinados cursos se deve muito mais pelo nível da concorrência do que pela complexidade das provas.

Inclusive, muitos optam até por se inscreverem em mais de um processo seletivo para aumentarem suas chances de ingressar na faculdade que desejam. Na verdade, não há um limite de vestibulares que se pode prestar. Ou seja, o aluno pode fazer quantos quiserem.

Cursos difíceis para fazer na faculdade

  • #1 Engenharia Cartográfica e Agrimensura. Esse é um dos cursos mais difíceis que listamos aqui. ...
  • #2 Medicina. Esse é conhecido de todos. ...
  • #3 Engenharia Naval. ...
  • #4 Engenharia Aeroespacial. ...
  • #5 Direito.

Nos vestibulares, a redação é aplicada junto a outras provas. Isso significa que, além de ter que fazer um texto impecável, você terá outras questões para resolver em um limitado espaço de tempo. Por isso é bom praticar seus textos com um relógio do lado. O ideal é conseguir fazer todo o processo em uma hora ou menos.

'Fui reprovado no vestibular': veja como lidar com frustração

  1. Como reorganizar a rotina de estudos?
  2. Autoconhecimento. ...
  3. Refaça provas. ...
  4. Estude a matriz de avaliação. ...
  5. Identifique os erros. ...
  6. Fórmula de correção.

Zerar uma das disciplinas elimina? Não.

Muitos estudantes acabam se frustrando quando não passam no vestibular de medicina de primeira. Portanto, se este é o seu caso, saiba que essa situação é comum, pois o curso é um dos mais concorridos, por isso exige notas altas para a aprovação.

Progressão aritmética e geométrica; Análise combinatória e probabilidade; Trigonometria; Figuras geométricas.