O que mais reprova no exame psicotécnico?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Desse modo, os critérios que costumam resultar em reprovação no exame psicotécnico são ansiedade excessiva, dificuldade de concentração e atenção durante a prova, déficit de memória, problemas motores, entre outros. Ao realizar o exame, há três situações possíveis: apto, temporariamente inapto e inapto.

COMO SE PREPARAR PARA O TESTE PSICOTÉCNICO
Antes de tudo, é importante ressaltar que não existe certo e errado no teste psicotécnico do DETRAN. Tratam-se de características pessoais avaliadas para saber se o indivíduo tem condições de dirigir. Portanto, não é necessário estudar algo antes da realização do exame.

Sim, não existe restrição a princípio, desde que não seja realizado no mesmo dia. Entendo que sua dúvida seja a respeito de fazer o teste (e não de refazer), ou seja isso implica que sua aplicação aconteça em momentos diferentes. Existe um intevalo de tempo a ser considerado.

Acredito que esteja falando de um dos testes do psicotécnico. Esse teste pode ser usado para avaliar produção, atenção concentrada, percepção, entre outros. Logo, não ter marcado todas as setas solicitadas implica em uma determinada interpretação.

No Brasil, temos registros do teste palográfico sendo utilizado desde 1976 por Agostinho Minicucci. Desde que chegou em terras brasileiras, o teste dos pauzinhos tem sido utilizado para, principalmente, avaliar candidatos em processos seletivos para organizações.

Procure ter uma boa noite de descanso no dia anterior ao teste. Será exigido de você um esforço mental muito grande, então, estar com as horas de sono em dia vai ajudar a não perder a concentração durante a avaliação.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

Um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas, pois não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas do condutor. Apesar disso, é possível que você não esteja apto a dirigir por conta de uma reprovação nesse teste.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário acertar todas as questões do exame psicotécnico para ser considerado apto. Os candidatos devem, na verdade, ter o mínimo de 50% de acertos na prova. Caso não alcance essa porcentagem, a pessoa é considerada inapta.

Não é permitido o uso de saias, vestidos, shorts ou bermudas acima do joelho, regatas, roupas com decotes, bonés e óculos escuros. Especificamente em relação ao exame em veículos de duas rodas, o manual obriga o uso de calças compridas.

Muita gente tem medo de não passar no exame psicológico e ser taxado de doido ou com algum problema. E não tem nada a ver. Muitas vezes, o que leva à reprovação no exame é a pessoa não ter dormido bem, ter ingerido bebida alcoólica antes do exame ou ter trabalhado a noite inteira. Isto é, ir para o exame muito cansado.

Por isso, o psicotécnico é composto por questões relacionadas ao raciocínio lógico, processamento de informação, tomada de decisões, concentração, memória e comportamento. O motorista também será avaliado quanto a sua capacidade de ver, ouvir, ter força e destreza.

Ela ressaltou ainda o fator emocional durante os testes. Dos 10% de alunos reprovados todos os dias, a grande maioria perde o exame por causa do nervosismo e do stress da vida moderna. "Alguns casos eles são inaptos devido a dados situacionais, ou seja, dados que estão ocorrendo no momento.

Ou seja, em uma prova de 30 questões, o aspirante a condutor deve acertar, ao menos, 21 das perguntas propostas.

Inapto temporário: o profissional percebe que, por algum motivo, o candidato não tem condições de dirigir naquele momento, mas poderá dirigir no futuro, após retorno e aprovação médica.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH.

O teste palográfico funciona da seguinte forma: Com o auxílio de uma caneta ou lápis e uma folha de papel, os participantes devem fazer diversos traços verticais e paralelos. E, com isso, os avaliadores podem observar o perfil comportamental a partir da quantidade de riscos produzidos em determinado tempo.

O teste é avaliado pelos palos em questão, tamanho, direção, quantidade, se ao apertar o lápis e mesmo assim conseguir manter os palos não tem como o psicólogo(a) avaliar um problema, até pq a mão no decorrer do teste fica cansada e a pessoa dente apertar o lápis para mantê-lo na posição.

Produtividade que varia de 460 a 640 (abaixo da média) e NOR menor que 5 indicam "regularidade, bom controle, estabilidade nas tarefas". NOR entre 0 e 3, com produção média baixa reflete pessoa obsessiva por detalhes e organização, com rigidez de personalidade.