O que mais reprova no exame psicológico da PM?

Perguntado por: dcustodio . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Um erro é levar para o teste todas as dificuldades, as falhas e as angústias vivenciadas até o momento, às vezes em tempos bem anteriores à prova. Expor todos os problemas na avaliação pode incorrer na reprovação.

Acredito que esteja falando de um dos testes do psicotécnico. Esse teste pode ser usado para avaliar produção, atenção concentrada, percepção, entre outros. Logo, não ter marcado todas as setas solicitadas implica em uma determinada interpretação.

E se eu não passar? Conforme o artigo 9º da Resolução N° 425/12 do CONTRAN, o psicólogo perito examinador de trânsito poderá considerar o candidato em três situações: apto, inapto temporário e inapto. Você pode não apresentar impedimentos psicológicos e ser considerado apto para dirigir.

O concurso da Polícia Militar é um dos mais concorridos do Brasil. Os salários são bons e os requisitos não são muitos. Além, é claro, de ser uma profissão interessante e desafiadora. Por isso, é preciso se preparar muito para tirar notas melhores que as dos concorrentes.

Ele geralmente inclui questões sobre atenção, concentração, memória, percepção, orientação espacial e temporal, capacidade de julgamento e tomada de decisão, entre outras habilidades relacionadas à segurança na estrada.

Muitos candidatos são reprovados na fase de Avaliação Médica porque entregaram um exame de forma inadequada segundo o edital. Além disso, pode até acontecer de a própria clínica em que você fez o exame ou, ainda, o médico que você consultou emitir um laudo, mas não de forma específica conforme está previsto no edital.

Veja algumas doenças que reprovam no concurso:

  • Desvio de septo nasal;
  • Dificuldades na fala como gagueira;
  • Deformidades na caixa torácica;
  • Problemas de mastigação;
  • Doenças respiratórias.
  • Tumores.

Perfil da prova - As questões têm enunciados curtos e claros, e o certame exigirá nível médio, portanto, não se espera uma prova com o grau de dificuldade muito alto. É uma prova com questões de interpretação e gramática, sem muitas pegadinhas.

O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

O que cai no exame psicotécnico?

  • Raciocínio lógico.
  • Processamento de informação.
  • Tomada de decisões.
  • Concentração.
  • Memória.
  • Comportamento.

Sim, não existe restrição a princípio, desde que não seja realizado no mesmo dia. Entendo que sua dúvida seja a respeito de fazer o teste (e não de refazer), ou seja isso implica que sua aplicação aconteça em momentos diferentes. Existe um intevalo de tempo a ser considerado.

Pratique exercícios de raciocínio lógico
Os testes de raciocínio lógico são comuns no exame psicotécnico, por isso, é importante praticar esse tipo de exercício com frequência. Existem diversos livros, aplicativos e websites que oferecem exercícios de raciocínio lógico para você praticar e melhorar suas habilidades.

Em média, o exame psicotécnico demora 1 hora para ser realizado. O resultado é liberado cerca de 30 minutos após o candidato finalizar o teste.

Conforme dito anteriormente, as provas objetivas serão realizadas no dia 12 de fevereiro de 2023 e serão compostas por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma. Para ser considerado aprovado, o candidato deverá obter, no mínimo, 50% da pontuação total da prova, ou seja, 30 pontos.

30 horas semanais

Você precisa, acima de tudo, ter um plano de estudo para concurso público, que seja otimizado, organizado e qualificado. Assim sendo, regra geral, para ser aprovado em um concurso muito concorrido é necessário, pelo menos, manter 30 horas semanais de estudo.

De uma forma geral, não é necessário fazer faculdade para ser policial. A verdade é que vai depender do que o edital do concurso que o candidato deseja fazer coloque como critério de seleção. Na Polícia Militar (PM), muitos dos cargos exigem no mínimo o ensino médio completo.

É necessário ter reações rápidas, controle emocional e ser racional quando o assunto é estar no assento do condutor. As coisas no trânsito podem acontecer de maneira rápida, o que exige reações rápidas. Mas não é preciso se assustar, não deixe que a ansiedade e o medo te dominem no momento do teste.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Segundo as leis, são requisitos para concurso público na carreira policial que a pessoa não pode ter antecedentes criminais, nome sujo ou condutas que não condizem com o cargo. A condenação por ação penal e ou criminal transitada em julgada também é um veto previsto em lei para ingressar em cargos de polícia.