O que mais pesa na conta de luz?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Quais eletrodomésticos pesam mais na conta de luz?

  1. Chuveiro elétrico Consome em média 105 kWh por mês. ...
  2. Ar condicionado Consome cerca de 105 kWh em 30 dias. ...
  3. Geladeira Consome em média 93 kWh mensais. ...
  4. Máquina de lavar Consome 5,5 kWh em cada hora de uso. ...
  5. Aspirador de pó Consome 1,5 kWh em cada hora de uso.

Aparelhos que transformam energia elétrica em calor, como geladeiras e chuveiros, são os que mais impactam na conta de luz. No entanto, sem uso consciente, até mesmo itens como computadores e videogames podem pesar no final do mês.

O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica.

o custo da energia em quilowatts-hora (kWh); o transporte da energia do local de geração ao de distribuição; a distribuição em si, que leva energia até as casas; os impostos e encargos.

Janelas e portas antigas, por exemplo, são os principais contribuintes para o alto consumo de energia e, portanto, o aumento das contas. Você deve garantir que tenha janelas e portas adequadas e isolar adequadamente outros espaços da casa, como o porão e o sótão.

Evitar o consumo em horários de pico
Por isso, uma boa dica para reduzir a conta de luz é evitar o consumo desnecessário durante esses horários, como uso do chuveiro elétrico, máquina de lavar, ferro de passar roupas etc.

Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

Quais aparelhos consomem menos energia?

  • Lâmpadas de LED. As lâmpadas de LED chegaram para revolucionar o mercado, trazendo muita economia e contribuindo para a preservação do meio ambiente. ...
  • Liquidificadores. ...
  • Aparelhos de TV. ...
  • Notebooks. ...
  • Ar-condicionado wi-fi. ...
  • Lâmpadas smart. ...
  • Geladeiras smart.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

O cálculo usado para saber quanto sua casa gastou no final do mês é bastante simples. É só multiplicar a potência do seu aparelho pelo tempo em que ele ficou ligado consumindo energia e, depois, multiplicar pelo preço cobrado por quilowatts hora (kWh) e você terá o valor gasto por cada equipamento.

O problema é que a televisão está na lista dos aparelhos que mais consomem energia nas residências. Com 5 horas de uso diário, uma TV consome mais de 30 kWh ao mês.

Agora, em relação ao consumo de energia, entre os dois aparelhos, o ventilador é o que consome menos energia, portanto, o mais econômico. No entanto, procure observar quais são as suas necessidades para fazer sua escolha ou seja, se o uso do aparelho será individual ou não.

Evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica. Para economizar energia e água feche a torneira quando estiver ensaboando. Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento do consumo além de ser muito perigoso.

Se você realizou uma leitura e o medidor apontou um valor x, basta você pegar o valor do mês anterior e diminuir. Por exemplo: se no mês de outubro o medidor apontou o valor 9999 e em setembro o valor 9888, basta diminuir esse valor para obter o número de KWh consumido em outubro.

Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.

Teste para identificar fuga de luz ou ligação clandestina
Fazer o teste de fuga ou ligação clandestina é simples: desligue todos os aparelhos e retire-os da tomada. Apague as luzes e em seguida, fique de olho na movimentação do medidor de energia.