O que mais irrita um borderline?

Perguntado por: umoura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la: a pessoa se irrita com muita facilidade, com reações desproporcionais ao estímulo, por isso é bem comum se envolver em agressões físicas com o parceiro amoroso, a mãe, o filho ou até um desconhecido.

Hábitos de vida saudável. Em conjunto com a psicoterapia e medicação, hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de exercício físico podem ajudar a aliviar alguns sintomas da perturbação borderline. Ter hobbies também é importante, uma vez que são atividades que não sendo terapias são terapêuticas.

Atitudes impulsivas, como a automutilação, ameaças suicidas, compulsões alimentares, vida sexual de risco, uso de drogas, gasto excessivo de dinheiro ou dirigir de forma imprudente também podem estar presentes.

Como é a crise de um Borderline? Normalmente, a crise se manifesta durante períodos de conflito emocional difícil. Por exemplo, separações, mortes, brigas, abuso sexual etc. Isso costuma ocorrer na infância, com o auge sendo na adolescência e na juventude.

Pode acontecer com maior ou menor frequência, às vezes até no mesmo dia. Alguns recontam episódios semelhantes a ataques de ansiedade ou pânico; em outros casos, toma a forma de pensamentos obsessivos e intrusivos.

TIPOS DE BORDERLINE:

  • Borderline Desencorajado. O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão. ...
  • Borderline Petulante. ...
  • Borderline Impulsivo. ...
  • Borderline Autodestrutivo.

Cuidado e clareza nas palavras. Uma forma de lidar com pessoas que têm borderline é ter cuidado com as palavras usadas nas conversas. Cada vez que for falar com alguém que tenha esse transtorno, lembre-se que uma palavra ou expressão que para nós soa normal, para ela pode ter um efeito diferente.

Além do tratamento com fármacos, é necessário manter acompanhamento psicológico para realizar psicoterapia e ajudar o indivíduo a controlar as suas emoções negativas, como saber enfrentar momentos de maior stress e ansiedade extrema.

Automutilação: Não raramente, pacientes com transtorno de personalidade borderline se machucam propositalmente. Esse comportamento pode estar ligado a sentimentos negativos, assim como pode ser feito a fim de impedir que uma pessoa vá embora (vide “Esforços para evitar abandono”);

Medo do abandono
As pessoas com borderline vivem com um medo constante de ser abandonadas. Em casos mais extremos, elas se antecipam ao imaginado abandono e se isolam antes que amigos e familiares as deixem sozinhas, como elas supõem.

Os borderliners melhoram com o passar do tempo. Por volta dos 30, 35 anos, os pacientes apresentam uma melhora grande. Os sintomas tendem a sumir depois dos 40 anos.

Esse tipo de conduta compromete as relações interpessoais, pois é muito comum haver brigas constantes, já que pessoa com borderline tem pouca tolerância à frustrações e muito medo de ficar sozinha.

Também já mencionamos sobre como o Borderline pode ser confundido com outros transtornos psiquiátricos — os principais deles sendo os transtornos de humor, como a depressão e o TAB. Como são dois grupos de doenças muito distintos, o tratamento para os transtornos de humor não é tão eficaz para o Borderline.

Quais os tipos de transtorno de borderline?

  • Borderline convencional. ...
  • Borderline invisível. ...
  • Borderline impulsivo. ...
  • Borderline petulante. ...
  • Borderline autodestrutivo. ...
  • Borderline é mais comum em mulheres ou em homens?

A pessoa que tem borderline pode trabalhar, mas precisa estar em tratamento psiquiátrico e psicológico.