O que mais estraga no microondas?

Perguntado por: esilveira2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quais são os problemas mais comuns?

  • O aparelho não liga. Sem dúvida, esse é um dos problemas mais desagradáveis e infelizmente é comum de acontecer. ...
  • O micro-ondas não gira. ...
  • O aparelho está saindo faíscas. ...
  • O micro-ondas não aquece. ...
  • Trocando o fusível. ...
  • Trocando a lâmpada. ...
  • Fazendo a troca do diodo de potência.

Peças e utensílios metálicos refletem as ondas emitidas pelo magnetron, que ao se chocarem com as ondas novas geram esses estalos e faíscas, portanto basta verificar se não há nenhum material metálico que foi deixado dentro do eletrodoméstico e evitar limpar internamente com esponjas de aço.

Um micro-ondas pode durar bastante tempo, de acordo com pesquisas, o prazo de duração é média de 10 anos. Mas para isso é preciso ter cuidado na limpeza e na manutenção do aparelho.

Quando o arroz sai do micro-ondas e volta a ser exposto à temperatura natural, essas substâncias tóxicas acabam aumentando bastante e podem causar uma grande intoxicação, com a presença de diarreia, náusea e vômitos. O ideal é reaquecer o arroz e depois mantê-lo acima de 60ºC.

Se o cheiro a queimado persistir depois de limpar o forno, verificar se as distâncias de ventilação são adequadas de acordo com as instruções de funcionamento do seu modelo e se está a utilizar as configurações correctas para cozinhar, deve contactar a nossa Rede de Assistência.

Tecnicamente, o problema ode ser mais simples que parece. Em grande parte dos casos pode ser apenas a troca de um fusível, este é um dispositivo de segurança que tem a função de cortar o fluxo de uma corrente elétrica quando ela é muito intensa.

Provavelmente há alguma falha no processo de tempera ou espessura do vidro do prato que veio com o equipamento, pois ele não suporta o normal funcionamento do equipamento.

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Ao esquentar leite no micro-ondas, dê preferência a canecas de cerâmica ou copos de vidro.

R$ 340

Preço de conserto de micro-ondas
O preço para consertar o microondas é de cerca de R$ 340, se o defeito estiver na peça magnetron.

MITO! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os fornos de micro-ondas, desde que usados de acordo com as instruções do fabricante, são seguros e convenientes para aquecer e cozinhar alimentos.

Certamente, o filamento da magnétron é radioativo ! Os filamentos de válvulas comuns também podem conter óxido de tório, farei ensaios para confirmar esse fato. As radiações Beta e Gama emitidas por essa quantidade de óxido de tório é pequena e, portanto, pouco perigosa.

Por exemplo: o fato de a luz interna do micro-ondas não acender nem sempre significa um problema. Isso pode ser apenas a lâmpada queimada. Já os quadros mais graves, como barulhos incomuns durante o funcionamento, podem sim indicar defeitos internos no eletrodoméstico.

Verdade. É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada. No modo stand by o consumo é menor, mas existente.

1,50 kWh

Estima-se que um microondas simples, em média, seja capaz de consumir algo entre 1,00 kWh a 1,50 kWh, por hora, em funcionamento. Modelos mais robustos e com mais volume podem chegar aos 3,5 kWh de consumo.

De fato, o microondas funciona por radiação, mas existem mecanismos de proteção que impedem que pessoas ou alimentos sejam afetados de forma nociva. Sendo assim, ficar parado na frente do microondas não dá câncer.

Por que não esquentar ovo cozido no micro-ondas
Isso pode acontecer por causa da gema, que é mais sensível à radiação do micro-ondas. A explicação seria a seguinte: as proteínas da gema criariam bolsões de água durante o aquecimento no micro-ondas, que ficam muito quentes abaixo do ponto de ebulição (100°C).

Continuar lendo O que estraga a bike?