O que mais dói no dentista?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

O estudo também apontou que tratamentos odontológicos invasivos, como restaurações, extrações, coroas/pontes, tratamento endodôntico e tratamento periodontal/cirurgia, foi associado com maior probabilidade de sentir dor durante o procedimento odontológico.

Existem 3 tipos de anestesia na odontologia
O profissional conta que as opções de anestesia são a infiltração local, o bloqueio de campo e o bloqueio de nervo. Todas são escolhidas dependendo da extensão da área que se deseja anestesiar.

Em muitos casos a dor aguda pode acontecer e passar. Porém, se houver necessidade do tratamento endodôntico e este não for realizado podemos ter um abscesso, que é um problema pior e pode progredir para quadros mais sérios de saúde.

Pode ser aconselhável, em alguns casos, tomar um analgésico ou um ansiolítico fraco antes da consulta. Além da eficácia preventiva, o medicamento tem também um efeito placebo. Não se automedique: aconselhe-se previamente com o médico para saber exatamente o que deve tomar, quando e em que quantidade.

Enquanto muitas pessoas adiam a consulta odontológica por medo, outras deixam de ter o atendimento por vergonha de ir ao dentista. Essa é uma situação bem comum, principalmente entre indivíduos que não têm o costume de visitar esse profissional.

Muitas vezes os pacientes confundem isso, achando que a anestesia dói e 'não pega' quando o dente está infeccionado, mas o incômodo da anestesia é somente pela punção da agulha e a pressão sofrida durante a injeção da solução anestésica.

Antes de iniciar o procedimento, o dente e a área circundante são anestesiados para evitar a sensação de dor. Você poderá sentir dor e sensibilidade por alguns dias depois do tratamento. O endodontista deve prescrever um analgésico para aliviar qualquer desconforto temporário.

O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.

Como se livrar do medo de anestesia?

  1. Escolha um bom dentista. Antes de mais nada, vá à procura de um especialista qualificado. ...
  2. Converse com o profissional. Após escolher um especialista apropriado, você poderá fazer perguntas referentes à consulta a ele. ...
  3. Opte por anestesias mais confortáveis. ...
  4. Tente reduzir a ansiedade.

Bupivacaína: a Bupivacaína é mais forte que os demais e, por isso, tem uma indicação para procedimentos bem maiores e que precisem de um tempo de ação pós-cirúrgico. Quanto tempo dura a anestesia do dentista: seu tempo de ação demora o dobro do tempo das anteriores.

Alguns problemas merecem atenção especial, podendo até, em alguns casos, ser contraindicada a anestesia geral — pela possibilidade de choque anafilático, por exemplo. Doenças cardíacas graves e hipertensão grave não tratada podem ser outros casos para a contraindicação.

Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.

Nesse tipo de aplicação, o dentista usa uma agulha e aplica a anestesia na cavidade bucal. Esse tipo de anestesia odontológica é o mais utilizado, pois é muito versátil, eliminando a sensibilidade da dor em implantes, facetas, extrações e outros procedimentos.

O tratamento de canal é normalmente realizado em algumas etapas e exige que o paciente venha ao consultório em dias diferentes. Mas atualmente, na maioria dos casos é possível realizar o tratamento de canal em uma única sessão.

A ansiedade odontológica é um estado emocional que precede o encontro com um objeto ou situação temida, caracterizada por sentimentos de apreensão, tensão, nervosismo ou preocupação relativo às consultas preventivas e terapêuticas com o cirurgião-dentista, sem necessariamente estar conectado a um estímulo externo ...

Cremes e geles anestésicos
Em geral, os cremes e aerossóis anestésicos são utilizados para dessensibilizar uma determinada zona da cavidade oral do paciente. A forma de administração desta anestesia é tópica, pelo que a sua eficácia se revela mais limitada do que noutros tipos de anestesia bucal.

Os métodos que podem ser empregados para controle da ansiedade podem ser farmacológicos ou não, sendo utilizados desde o relaxamento do paciente com conversa e música; até medicamentos ansiolíticos. Os fármacos indicados como de primeira escolha para tal fim são os benzodiazepínicos como diazepam, midazolam, lorazepam.

Poderá comer uma refeição leve e beber água até duas horas antes da intervenção, mas depois escove os dentes e use fio dental. Não fume durante 12 horas antes da cirurgia ou no dia da cirurgia. Informe o seu dentista se estiver muito constipado ou com uma gripe forte, pois poderá ter de reagendar a intervenção.

Odontologia Clínica's post
É um mito 'NÃO' comer antes de ir ao dentista. indisposição se o paciente estiver de estômago vazio. aconselhada. Faça-nos uma visita!

Ainda hoje, muitas pessoas tem medo de ir ao dentista. Os motivos são diversos, traumas de tratamentos, medo colocado pelos pais na infância, medo de agulha e o mais comum, o medo causado por mentiras.

Quando o dente está inflamado, é comum ter mais dificuldade para “pegar a anestesia”. Isso ocorre porque quando nós temos uma inflamação, essa área inflamada tende a ficar mais ácida, o que pode “neutralizar” a ação do anestésico local.

Continuar lendo Onde dói dói tudo?