O que mais chama a atenção dos recrutadores em um currículo?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Algumas informações que os recrutadores priorizam na leitura do currículo são:

  • sua experiência profissional;
  • sua formação acadêmica;
  • habilidades;
  • idiomas.

Para saber mais e ter mais confiança, confira algumas qualidades que os recrutadores sempre valorizam: – Postura ativa, proatividade, busca por sair da zona do conforto e comprometimento são fatores essenciais que todos buscam em um candidato, tanto recrutadores quanto as empresas contratantes.

Confira, a seguir, os 6 itens que os recrutadores mais observam em um currículo e confira dicas da especialista sobre a importância dessas informações:

  1. Objetivo profissional. ...
  2. Formação acadêmica. ...
  3. Idioma. ...
  4. Tempo no último emprego. ...
  5. Prêmios, resultados alcançados, destaques públicos. ...
  6. Trabalhos voluntários.

Os recrutadores querem medir o senso crítico, o desenvolvimento pessoal e profissional, portanto a melhor resposta é ser sincero, escolha um defeito que possui e indique ações que tem tomado para melhorar esse ponto fraco.

As habilidades comportamentais - 26% A apresentação de resultados atingidos em empresas anteriores - 17% As habilidades técnicas - 13% Perceber que ele está realmente interessado na vaga - 7%

Confira 6 táticas de ouro para encantar recrutadores

  1. 1 – Saber trabalhar em equipe. ...
  2. 2 – Cuidado com a expressão corporal. ...
  3. 3 – Demonstrar interesse. ...
  4. 4 – Investir na sua história. ...
  5. 5 – Fazer perguntas. ...
  6. 6 – Fale de suas qualidades e dê exemplos.

Como convencer o entrevistador a contratar você?

  1. Seja simpático.
  2. Não chame a atenção para a sua falta de experiência.
  3. Arrisque-se.
  4. Mantenha sua personalidade.
  5. Mencione seus resultados.
  6. Valorize a empresa e o recrutador.
  7. Capacite-se na Microlins!

O recrutador precisa ser imparcial durante todas as etapas do processo seletivo. Parece algo evidente, mas o profissional de RH incumbido da seleção também possui opiniões pessoais e pode ter mais simpatia por determinado candidato que não necessariamente será o mais apto ao cargo.

Currículo: 8 itens que realmente importam

  • Último trabalho. Benjamin detalha que as informações sobre o último emprego de um candidato ajudam a entender porque ela está interessada em um novo emprego. ...
  • Reputação da empresa. ...
  • Experiência. ...
  • Lacunas. ...
  • Redes sociais. ...
  • Logística. ...
  • Organização.

De forma geral, as informações que os recrutadores mais olham no currículo são “Objetivo profissional”, ou seja, o cargo que o profissional quer ocupar, “Resumo das qualificações”, que em poucos parágrafos deve explicar quem você é, e “Experiência profissional”, que relata seus cargos e empresas e também suas ...

Veja se o recrutador deixa a conversa morrer, ou seja ele continua fazendo várias perguntas sobre a sua experiência profissional no currículo e formação acadêmica. Se ele continua mantendo a conversa, isso é sinal de que ele está curtindo. É claro que isso é ótimo.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

O entrevistador parecia engajado
Considere sua linguagem corporal e suas respostas. Se eles se inclinam, sorriram e concordaram com o que você tinha a dizer, então é provável que o entrevistador está interessado o que você estava dizendo.

Você pode iniciar falando sobre a sua compatibilidade com a empresa, como valores e objetivos em comum. Exemplifique o quanto fazer parte desta empresa impactaria em sua carreira e que tipo de contribuição você poderia agregar com as suas habilidades e experiência, tendo sempre a descrição da vaga em mente.

Revisão, concisão e clareza estão entre as boas medidas para ter um currículo bem feito. "É comum encontrar erros de português, mesmo que nitidamente se perceba que foi um erro de digitação. Não revisar o currículo antes de enviar pode passar a imagem de desleixo e falta de atenção aos detalhes", diz Viviane.

Ao perguntar “como você se vê daqui a 5 anos?”, o recrutador quer entender a sua visão de futuro profissional, se você realmente está interessado na vaga que a empresa oferece e se o investimento na sua carreira vai valer a pena financeiramente.

8 dicas para turbinar sua confiança na entrevista de emprego

  1. Relembre as suas conquistas.
  2. Respire fundo.
  3. Tenha o currículo por perto.
  4. Visualize uma boa entrevista.
  5. Lembre que a entrevista é uma conversa.
  6. Pesquise tudo sobre a empresa.
  7. Imagine as respostas que você pode dar.
  8. Não se atrase.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.

Quando insistir no retorno é uma dúvida frequente entre os candidatos. Tudo vai depender do que o recrutador disse na última conversa que tiveram. Mas, em geral, o recomendado é que você não insista antes de, pelo menos, uma semana.