O que mais causa espinha?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Esses motivos geralmente são excesso de produção de oleosidade pela pele, acúmulo de bactérias e desregulação hormonal. Assim, as espinhas podem acontecer em diversas partes do corpo, porém, por ser um local mais oleoso e exposto, o rosto geralmente é o local onde mais elas mais nascem.

Alimentos fast-food, como hambúrgueres, cachorros-quentes, batatas fritas e refrigerantes podem aumentar o risco de acne. Um estudo com mais de 5.000 adolescentes chineses e adultos jovens constatou que dietas ricas em gordura estavam associadas a um risco 43% maior de desenvolver espinhas.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

Por mais comum que seja, as espinhas podem surgir em qualquer idade, em peles mais oleosas o comum é aparecer no rosto. Isso afeta não só a autoestima da pessoas, mas causa coceira e em alguns casos até mesmo dor por conta da inflamação.

Manchas de acne
O gelo pode ser um aliado no tratamento de manchas causadas por acne.

Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

Espuma de limpeza ou sabonete
O sabonete é fundamental para realizar a sua limpeza facial, pois com ele, é possível limpar todas as impurezas restantes do seu rosto. Dessa forma, eliminando quaisquer resquícios de maquiagem.

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas). Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas). Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

As espinhas hormonais aparecem na parte inferior do rosto, chamada de "zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas. Esses são importantes sinais para você saber se a acne é hormonal.

Remédios para espinhas com quadros leves

  • Ácido salicílico.
  • Peróxido de benzoíla.
  • Retinoides: tretinoína e adapaleno.
  • Antibióticos: clindamicina e eritromicina, de preferência associados – no mesmo produto – aos retinóides ou peróxido de benzoíla.
  • Ácido azeláico.

Portanto, problemas de pele como a oleosidade também podem estar ligados à dieta. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura.

Utilize esfoliante de pele 1 a 2 vezes por semana. Aposte em um sérum e máscara facial, que possuem ativos que auxiliam no combate à acne e à oleosidade. Opte por maquiagem oil free. Consuma alimentos que ajudam a diminuir a inflamação da pele, como o salmão, frutas, legumes e sementes de girassol.

Se você não tratar vai demorar mais tempo, mas se usar secativo, sabonete, etc ... pode durar muito menos. Eu diria que uma espinha pode durar de dois a dez dias”, revelou.

Pensando nisso, reunimos em um só conteúdo os melhores séruns de vitamina C.

  1. Pomada Azelan. Azelan 150mg/g Bayer. ...
  2. Pomada Epiduo Galderma. Epiduo Gel com 30g Galderma 30g Gel. ...
  3. Pomada Minancora. 4.6. ...
  4. Acnase. ...
  5. Papuless Theraskin.

Depende muito do tipo de pele. Mas, em média, isso leva de sete a dez dias. O secativo faz com que a cicatrização da espinha seja mais rápida, pois, geralmente, contém ácido salicílico e enxofre na fórmula.

Segundo estudos, ele tem sim efeito antibacteriano – inclusive na pele – mas que a aplicação direta e na formulação errada, pode causar queimaduras. Flávia Medeiros, dermatologista e expert aqui da Beleza na Web, é bem direta para esclarecer e alertar sobre os riscos. “Então, não.

Acne nas bochechas
“A condição pode ser agravada pelo uso de produtos muito oleosos que obstruem a saída das glândulas sebáceas”, alerta.

O ideal é lavar o rosto sempre com a água gelada, que tem um efeito revitalizador ótimo pra pele, além de fechar os poros e impedir que você fique com o rosto oleoso ao longo do dia. A água quente tira os óleos naturais saudáveis da sua pele e a agride.