O que mais ameaçam os indígenas?

Perguntado por: lpimenta . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Desmatamento. Os altos índices de desmatamento não poderiam ficar de fora dessa lista, já que representam uma das maiores ameaças às pessoas indígenas e aos povos originários e afetam diretamente as vidas dessas pessoas.

O avanço sobre as terras indígenas tem recrudescido nos últimos tempos das mais diversas maneiras. As demarcações foram paralisadas, a grilagem, o desmatamento ilegal e as invasões por garimpeiros aumentaram exponencialmente, consoante o que foi amplamente divulgado na imprensa.

Os principais problemas que as comunidades indígenas enfrentam hoje são a consequência daqueles que surgiram há anos. Nos dias atuais há problemas como a miséria, o alcoolismo, o suicídio, a violência interpessoal, que afetam consideravelmente essa população.

  • Violência física. A violência física é a utilização da força física sobre alguém. ...
  • Violência psicológica e moral. Já a violência psicológica e a moral utilizam-se de palavras ou atos ofensivos como forma de agressão. ...
  • Violência sexual. ...
  • Violência econômica. ...
  • Violência social. ...
  • Violência doméstica.

Para além dos desafios territoriais, os povos indígenas enfrentam, ainda nos dias de hoje, problemas com racismo, preconceito, violação aos direitos das mulheres indígenas, falta de acesso à saúde e serviços públicos, além da alimentação escassa e pobre em nutrientes.

Na população indígena os óbitos por doenças infecciosas e parasitárias permanecem entre as causas mais importantes, ao passo que as doenças crônicas degenerativas ainda apresentam menor importância.

Os indígenas e quilombolas ameaçados pela soja, veneno, portos e o preconceito - Agência Pública.

Os invasores, em geral, são madeireiros, garimpeiros, caçadores e pescadores ilegais, fazendeiros e grileiros, que invadem as terras indígenas para se apropriar ilegalmente da madeira, devastar rios inteiros em busca de ouro e outros minérios, além de desmatar e queimar largas áreas para a abertura de pastagens.

Agora um relatório técnico do ISA (Instituto Socioambiental) aponta que os desmatamentos, garimpos e invasões cresceram no território, o que representa “risco concreto e iminente à segurança física, cultural e alimentar” dos isolados.

Segundo o último Censo, realizado pelo IBGE em 2010, há 817.963 indígenas, representando 305 diferentes etnias. Foram registradas 274 línguas indígenas. O que representa uma riqueza cultural ainda pouco conhecida. Desses mais de 800 mil indígenas, 502.783 vivem na zona rural.

Estudo produzido pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgado nesta terça-feira (5) aponta que conflitos relacionados a disputas pela posse, ocupação e exploração da terra são a principal causa da violência praticada contra populações indígenas e comunidades tradicionais no Brasil na última década.

Quem invade as Terras Indígenas? Suas terras são invadidas por garimpeiros, pescadores, caçadores, posseiros, fazendeiros, empresas madeireiras... Outras terras são cortadas por estradas, ferrovias, linhas de transmissão de energia ou têm partes inundadas por usinas hidrelétricas.

A população indígena é vítima de um apagamento histórico dos seus valores culturais, da violência contra seus povos e da dificuldade de acesso aos seus direitos, assegurados por lei.

'Somos invisibilizados': Indígenas denunciam preconceito nas cidades brasileiras. Ao contrário da concepção de muitos brasileiros, que apenas reconhecem a identidade indígena dos povos que vivem na Floresta Amazônica, mais de um terço deles, ou cerca de 315 mil indivíduos, vivem em áreas urbanas.

Muitas vezes esse comportamento está ligado a uma necessidade de manipular ou intimidar o outro, e ocorre muito em relacionamentos afetivos, quando o parceiro, apesar de não usar palavras agressivas, possui uma forma de agir e reagir ao que lhe desagrada que o torna agressivo apenas pelo jeito de olhar ou falar.

O problema da violência no Brasil está relacionado à falência e corrupção das instituições públicas, principalmente a educação e a segurança. Também enfrentamos problemas relacionados à falha do sistema judiciário, que não consegue manter um sistema rígido de punição aos crimes violentos.

"Quanto à questão da saúde, o governo brasileiro trata os indígenas como subcidadãos. A saúde indígena está na mão de ONGs, quer dizer, é uma ONG que contrata médicos, enfermeiros e assistentes. Na educação, as escolas estão precárias e os professores indígenas recebem muito mal.

A demanda das demarcações de terras pelo governo destinadas aos indígenas vem agravando a luta e turbulências entre os índios e fazendeiros. Como o capitalismo demanda urgência para a implantação do agronegócio, esse fato faz com que muitos agricultores invadam terras indígenas, desmatem e restritem seus lares.