O que magoa um INTP?

Perguntado por: spereira7 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

A coisa mais perigosa que você pode fazer com um INTP é se aproximar deles se não pretende ficar. Quebrar a confiança, como outros responderam, é definitivamente um não-não com os INTPs.

Principais características INTP
Eles gostam de pensar sobre conceitos teóricos e tendem a valorizar o intelecto acima da emoção. INTPs são lógicos e baseiam as decisões em informações objetivas ao invés de sentimentos subjetivos. Ao analisar dados e tomar decisões, eles são altamente lógicos e objetivos.

A personalidade INTP é baseada em teorias e acredita que dá para analisar tudo, buscando sempre criar melhorias. Ou seja, a pessoa não está preocupada com o mundo real e tampouco as coisas que são práticas. A “realidade” traz um nível menor de emoção, por isso os INTP's buscam ter maior foco nas ideias.

Seu parceiro INFP tem o desejo de manter as coisas interessantes e, para que isso aconteça, você terá que estar disposto a afrouxar as rédeas e permitir que o seu parceiro para manter as coisas interessantes. Também o surpreenda e inove. Eles veem o mundo como uma infinidade de possibilidades à espera.

INFPs, os apaixonados, os sonhadores criativos do MBTI®, são conhecidos por sua tendência de inventar coisas e embelezar seus parceiros, muitas vezes mantendo-os em padrões irreversivelmente irrealistas. Esses tipos são bem-intencionados, mas muitas vezes acabam partindo seus próprios corações quando se frustram.

O INTP não gosta de liderar ou controlar as pessoas. Eles são muito tolerantes e flexíveis na maioria das situações, a menos que uma das suas crenças firmemente mantidas tenha sido violadas ou desafiadas, caso em que pode assumir uma posição muito rígida.

O ISTJ pode ser visto(a) com freqüência como uma pessoa que parece ser fria, pois os outros não conseguem ver sua sensibilidade, que normalmente é introvertida.

INTP. De acordo com a compatibilidade de Myers-Briggs, seus pares são ENFJs e ENTJs, com quem você se comunica de forma semelhante e se equilibra bem.

Lógico (INTP)
É o grupo que envolve os responsáveis pelas principais descobertas científicas da História. Constituem apenas 3% da população. Exemplos famosos: Bill Gates, Albert Einstein, Isaac Newton.

INTP, INTJ e ISTJ costumam ser os mais inteligentes se levarmos em conta a lógica apenas. Por outro lado podem ter uma inteligência emocional quase tapada, o contrário dos NFs de modo geral. ESTJ e ENTJ costumam ser ótimos lideres mas vacilam quando a situação muda rapidamente e pede jogo de cintura e adaptabilidade.

ISFP: Introversão + Sensação + Sentimento + Percepção
Com tendência a serem reservados, podem se tornar pessoas difíceis de se conhecer bem. Costumam manter para si mesmos suas ideias e opiniões, apenas expondo para as pessoas mais próximas.

O tipo INFJ é bastante perspicaz sobre as necessidades, motivações e preocupações das pessoas e costumam encontrar valor nos relacionamentos com os outros. Embora muitas vezes artísticos, criativos e complexos, os INFJs também são profundamente carinhosos e gentis.

Pessoas com personalidade INTP trabalham muito com teoria e usam conhecimento para a resolução de atividades básicas do dia-a-dia. Gostam de pensar e refletir sobre suas ideias e gerar planos a longo prazo, sempre considerando suas ações e as consequências geradas por elas.

  • Funções cognitivas da personalidade INTP.
  • Carl Jung.
  • Marie Curie.
  • Albert Einstein.
  • Blaise Pascal.

O INTP terá conflito com tipos muito invasivos que não se adaptem ao seus posicionamentos ou pouca consideração lógica: ESFJ (Fe-Si-Ne-Ti, pouco lógico, muito invasivo) ESTJ (Te-Si, muito controlador, não adepto a novas ideias)

INFJ

INFJ é um tipo psicológico da teoria MBTI. Esse tipo é considerado a personalidade mais rara entre todos os outros tipos, segundo algumas pesquisas, tendo somente 1,5% segundo a frequência na população nos Estados Unidos.

Isso pode tornar os ENTJs pessoas insensíveis, intimidadoras e até mesmo arrogantes. A quantidade de prestígio e de poder pessoal que os ENTJs conquistam ao longo de suas vidas os impulsionam a cumprir novas metas. Entretanto, esta força pessoal também é um agente de alienação e de auto-engrandecimento.

ISTP

O ISTP pode ser extremamente leal àqueles em quem confia, mas pode também ser bastante insubordinado(a), vendo a hierarquia como uma autoridade desnecessária e até supérflua.

Já notei que apesar do alto índice de introversão nesses 4 tipos, os INTPs são realmente os mais introvertidos e antisociais, mas que ainda assim precisam passar parte de seu tempo interagindo com outras pessoas.

Continuar lendo Sou INTP ou INTJ?