O que limpar a garganta para cantar?

Perguntado por: amoreira2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama.

6 remédios caseiros para acabar com a rouquidão

  1. Chá de limão com mel. ...
  2. Gargarejo de romã e agrião. ...
  3. Xarope de mel com própolis. ...
  4. Chá de gengibre. ...
  5. Chá de orégano. ...
  6. Chá de alcaçuz.

Deve-se evitar ingerir alguns alimentos antes do uso excessivo da voz: chocolate, leite e derivados, café, refrigerante, alimentos gordurosos; e preferir alimentos que possam auxiliar na saúde do trato vocal como, por exemplo, as frutas cítricas, maçã, além do consumo adequado de água.

Além disso, você pode fazer gargarejos, como o de água morna com sal ou o de romã com mel. Eles ajudam a limpar a garganta, controlar a inflamação e acabar com a rouquidão em instantes.
...
São eles:

  • gengibre;
  • mel;
  • alho;
  • hortelã;
  • limão.

Dica extra: faça gargarejos com água morna e sal
Fazer gargarejos com água morna e um pouco de sal é uma ótima alternativa para resolver o problema da falta de voz. Isso porque o sal ajuda a remover bem as impurezas, e por isso ajuda a tratar a rouquidão e a inflamação na garganta.

1. Beber água. Não é nenhuma novidade que beber água é importante para o bom funcionamento de todo o corpo. A voz não é uma exceção, a hidratação é a responsável por limpar as secreções da garganta e deixar que as pregas vocais vibrem livremente.

Uma forma direta de realizar a hidratação das pregas vocais é por meio da nebulização com soro fisiológico, e é considerado uma hidratação mais intensa e auxilia na limpeza do trato nasal e oral, diminuindo o muco.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

maçã

A profissional recomenda ainda romã como benéfica à saúde voz devido as suas propriedades anti-inflamatórias e a maçã foi referida como a preferida dos profissionais que tratam a voz por sua propriedade adstringente, de trabalhar a articulação mastigatória e limpar o trato vocal.

maçã

A maçã, além de ser uma fruta nutritiva e rica em água, ajudando a hidratar a garganta e as cordas vocais, também possui ação adstringente, contribuindo para realizar uma espécie de "limpeza". Dê preferência a consumi-las com casca.

Sem mais enrolação, confira 5 dicas de alimentos bons para gripe e garganta inflamada:

  1. Chás. Começando por uma bebida quente, reconfortante e que pode ser preparada com vários ingredientes, à gosto do freguês, por assim dizer. ...
  2. Sucos. ...
  3. Iogurtes e gelatinas. ...
  4. Sopas, caldos e canjas. ...
  5. Purês.

Uma boa forma de aquecer a voz é colocando a sua língua no céu da boca e fazendo sons vibrantes como “trrr”, e depois, vibrando os lábios fazendo “brr” até que o ar dos pulmões acabe. Deixe o abdômen contraído durante todo o processo. Para desaquecer, beba água na temperatura ambiente e faça pelo menos 10 bocejos.

Sobre o consumo do ovo cru, a fonoaudióloga explica que esse alimento possui propriedades anti inflamatórias, mas não há nada na literatura que comprove a eficácia do consumo de ovo para quem deseja cantar bem.

Quem tem uma voz excessivamente assertiva ou mandona pode treinar falar bocejando. Isto ajuda a perceber a velocidade do som e as cordas vocais, e deixa a fala mais suave. Mulheres com voz muito infantil melhoram se abrirem mais a boca ao falar.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  • Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  • Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  • Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  • Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

– evite gritar e dar gargalhadas exageradas; – evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente; – evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas; – cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente.

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

Strepsils proporciona alívio rápido e duradouro da dor de garganta. É a única pastilha com flurbiprofeno, que possui ação analgésica e anti-inflamatória e atua diretamente na causa da dor, diminuindo o processo inflamatório.