O que limita o crescimento da população?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 20 votos

Finalmente, podemos descrever os estresses ambientais como um conjunto de fatores que limitam o crescimento populacional. Distúrbios naturais ou antropogênicos (causados por ação humana) podem aumentar a mortalidade de indivíduos. Outros exemplos são a temperatura, ciclo de chuvas e a quantidade de nutrientes.

Determinantes do tamanho populacional

  • Determinantes do tamanho populacional. Os determinantes do tamanho populacional são divididos em quatro fatores:
  • Taxa de natalidade. É a descrição do número de nascimentos ocorridos em um ano.
  • Taxa de mortalidade. ...
  • Taxa de imigração. ...
  • Taxa de emigração.

O número de indivíduos de uma população irá variar em função da disponibilidade de alimento, predadores, locais para a reprodução, além de vários fatores ecológicos dentro do habitat.

A razão fundamental da queda das taxas de crescimento populacional no Brasil foi a diminuição da taxa de fecundidade (média de número de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos), que caiu de 6,3 filhos, em 1960, para 2,0 filhos, em 2006, o que significa que as famílias brasileiras estão diminuindo.

O envelhecimento da população da Europa é causado por diversos fatores, como, por exemplo, a redução das taxas de mortalidade, de fecundidade e de natalidade e as melhorias na qualidade de vida dos europeus, que proporcionaram um aumento na expectativa de vida.

Os pontos limitantes são os nossos pontos fracos que interferem na nossa rotina, seja pessoal ou profissional, nos deixando defasados em relação a determinado assunto. Por isso, é importante que trabalhemos os nossos pontos limitantes, para melhorar a rotina de trabalho.

Dentre os fatores limitantes, temos os fatores abióticos, como a temperatura, a umidade, o pH, a sali- nidade e a concentração de poluentes, os quais, ao contrário dos recursos, são condições e por isso não são consumidos ou esgo- tados pelos organismos.

São fatores que agem diretamente sobre os seres vivos, limitando o seu território, alterando as suas taxas de reprodução, fazendo por vezes aparecer, numa população, variedades que têm características ecológicas diferentes.

Um dos principais fatores é a inserção das mulheres no mercado de trabalho e melhoria do sistema de saúde, o que faz com que as pessoas estejam mais ocupadas com o trabalho e assim elas possuem menos filhos, diminuindo o número populacional.

Resposta. as emigrações( quando a pessoa sai da sua cidade de origem), taxa de mortalidade ou seja tantas pessoas morreram, varias doenças que viram epidemias, guerras, faltas de empregos..

Fatores que regulam o crescimento populacional
A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.

Como você pode observar, o tamanho de uma população depende de dois conjuntos de fatores: um que contribui para o aumento da densidade, do qual fazem parte a taxa de natalidade (N) e a taxa de imigração (I), e outro que contribui para a diminuição da densidade, do qual fazem parte a taxa de mortalidade (M) e a taxa de ...

Pelo menos dois fatores explicam a desigualdade na distribuição da população: os de ordem natural, como o clima, o relevo, a disponibilidade de água e a qualidade do solo para fins de agricultura; e os de ordem histórico-econômica, relacionados aos povoamentos antigos, ao crescimento de cidades, à implantação de ...

O maior acesso às políticas de planejamento familiar, o desenvolvimento de métodos contraceptivos, a maior participação de mulheres no mercado de trabalho e as mudanças culturais das sociedades são fatores que têm contribuído para a diminuição do número de filhos da população em geral.

O envelhecimento da população traz problemas como a possibilidade de faltar jovens no mercado de trabalho - o que eleva inclusive o custo da mão de obra gerando problemas econômicos - e a elevação nos custos da previdência social e gastos com saúde.