O que levar para prova da OAB 2022?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4 / 5 3 votos

Existem dois itens que você deve estar em posse no dia da prova, tanto para primeira quanto para segunda fase:

  • Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente;
  • Documento de identidade original com foto.

a) 01 foto 3x4 em fundo branco, trajes condizentes para o exercício da profissão perante qualquer juízo ou tribunal. Para obter mais informações, Clique aqui. b) Documentos pessoais originais: RG, CPF, Título de Eleitor (até 70 anos) e Reservista (até 45 anos); !

Portar objetos proibidos
Outro ponto de atenção é que o celular não pode ficar ligado durante a realização do exame, sendo que o aparelho, inclusive, deve estar, além desligado, lacrado dentro da sacola de segurança fornecida pela banca examinadora.

Sendo, portanto, vedado o uso de: calção, short, bermuda, camiseta, blusa com decote acentuado, regata, bonés, chinelos, entre outros”.

2.1) Sempre leve o Caderno de Prova
Além disso, é altamente recomendado que você aguarde os últimos 60 (sessenta) minutos de prova para sair, porque somente a partir deste horário que poderá levar consigo o caderno de provas.

Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver munido do original da Cédula Oficial de Identidade ou da Carteira de Estagiário expedida pela OAB ou da Carteira de Trabalho e Previdência Social ou de Certificado de Reservista.

Estas duas últimas tabelas demonstram que, em termos de aproveitamento, a matéria lider é Direito Civil, com a maior nota geral. Já as matérias que apresentaram menor nota geral foram Tributário, Penal e Trabalho.

30 dias

Ele é emitido pelo Conselho Federal da OAB e seu prazo de entrega varia entre 20 a 30 dias. Algumas seccionais emitem o certificado no formato digital, outras providenciam a entrega física do documento.

Utilizar marca-texto para sublinhar, circular e/ou grifar artigos ou leis de seu Vade Mecum é permitido.

A resposta é um sonoro não! Ser advogado é um ato complexo, e demanda não só a aprovação no Exame, como também participar pessoalmente da solenidade de entrega da carteira, onde um ato formal e indispensável precisa acontecer: o juramento!

CNJ proíbe calções, bermudas, bonés e minissaias em todos os tribunais. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu manter a proibição para a entrada de pessoas trajando calção, short, bermuda, camiseta regata, minissaia, miniblusa, "blusa com decote acentuado", chapéus…

Em 10 anos (entre 2010 e 2019) de Exame de Ordem, tivemos 61% de aprovados. Desse grupo, apenas 40% passaram na primeira tentativa. Cerca de 20% fizeram a prova duas vezes.

Com apenas 13,35% de aprovação na primeira fase, o XXIII Exame de Ordem luta pelo posto de prova da OAB mais difícil. Suas principais mudanças foram a interdisciplinaridade e a redução do número de questões de Ética Profissional (de 10 para 8).

70 pontos

70 pontos na primeira fase. Uma das maiores (ou a maior) pontuação desde que o exame foi unificado.

6 pontos

Quanto tem que tirar na 2ª fase da OAB? Para ser aprovado na segunda fase da OAB, é necessário alcançar 60% de aproveitamento (6 pontos).

5 horas

A prova OAB 1° fase é de caráter objetivo e no formato múltipla escolha, contando com um total de 80 questões. Os candidatos tem 5 horas para concluir a avaliação e é necessária uma margem de acerto de no mínimo 50% da prova (40 questões) para seguir para a próxima etapa.

Documentos OAB Advogado
A inscrição principal, nada mais é do que a carteira vermelha de advogado.

A justificativa dada pela organizadora é o déficit na formação, uma vez que o exame avalia o conhecimento acumulado durante a graduação. Portanto, os candidatos que estão mais preparados conseguem aprovação durante as primeiras tentativas.

De acordo com o estudo “Exame da Ordem em Números”, realizado pelo Conselho Federal da OAB e pela Fundação Getúlio Vargas, a área de Direito Constitucional é a que tem a maior taxa de aprovação na fase discursiva e prática.