O que levar no dia do parto para o hospital?

Perguntado por: olancastre6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os itens essenciais para a mala da maternidade da mamãe são:

  • 2 ou mais camisolas, ou pijamas com abertura frontal.
  • 1 roupão.
  • calcinhas confortáveis.
  • meias.
  • sutiãs próprios para amamentação.
  • absorventes para os seios.
  • produtos de higiene pessoal, incluindo absorvente noturno.
  • chinelo para o banho.

Então, por exemplo, bebês pequenos e que são prematuros devem ficar com roupinhas de manga comprida. Já os outros bebês, caso nasçam em dias quentes, devem usar roupas leves e frescas, como um body sem manga ou de manga curta e um macacão de algodão fino por cima.

Todo mundo conhece aquela velha tradição, ou ao menos já ouviu falar, que a primeira roupa do bebê no hospital deve ser amarela. Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha.

4 trocas de roupa para o bebê com:
1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho) 2 mantas se for verão ou, se for no inverno, 1 manta e 1 cobertor. Luvinhas e touca se estiver frio.

Mas depois que ele nasce, o organismo do pequeno passa por um processo para se adaptar ao mundo externo, mais frio do que dentro da barriga da mamãe. E como eles passam bastante tempo no útero, sofrem alguns estresses por causa do frio. Por isso, as toucas, gorrinhos e luvas são tão importantes no enxoval do bebê.

Por fim, as mamadeiras e as chupetas são itens completamente dispensáveis na mala da maternidade.

O tempo de liberação para a alta não mudou e segue alguns protocolos específicos, sendo de 24 horas a 48 horas para parto normal e de 48 horas a 72 horas para cesariana. Assegurado por lei, o direito à acompanhante continua valendo. No entanto, é necessário levar em conta alguns fatores relacionados ao coronavírus.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o primeiro banho do bebê, idealmente, deve ser realizado depois de 24 horas do parto. Porém, quando não for possível aguardar, recomenda-se que seja feito, no mínimo, após 6 horas do nascimento.

Roupa para alta hospitalar: escolha uma roupa leve e de fácil colocação. Lembre-se, você estará carregando seu bebê e sua roupa não deve ter detalhes que possam machucá-lo. Cinta pós-parto: converse com seu médico sobre a utilização de cinta após o parto e não se esqueça de levá-la caso seja indicado.

1 pote pequeno de álcool 70% — você irá usá-lo para fazer a higiene no umbigo dele; cotonetes para usar com o álcool 70%;

Frio: veja como agasalhar seu recém-nascido
As primeiras camadas devem ter tecidos leves e confortáveis e as últimas mais pesadas e aquecidas. Deixe sempre uma peça base de frio confortável, e adicione casacos, mantas, dupla camada de meia e até luvas caso necessário.

No Brasil a maior das maiores tradições é de que os bebês saiam da maternidade para casa usando a cor vermelha, pois acredita-se que esta seja uma cor que garante proteção, o amarelo também é muito utilizado como a cor da primeira roupinha do bebê para trazer prosperidade.

A primeira roupa do bebé (ou primeiras) devem ser confortáveis, não devem ter odores e devem ser adequadas à estação do ano em que está previsto o nascimento. Não vale a pena comprar roupinha de inverno se o bebé vai nascer na primavera ou no outono.

O body deve ser usado por baixo do macacão, isso irá garantir que o bebê fique bem aquecido nos dias mais fresquinhos.

A roupa para saída da maternidade é, na maioria das vezes, adquirida no tamanho RN. O tamanho é indicado para recém-nascido de até 48 centímetros e com peso de até quatro quilos.

O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.

Coloque ainda na mala do bebê: 01 manta de algodão. 01 cobertor (caso sejam dias frios) 02 Toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda)

2A mala da maternidade da mamãe tem que ter alguns itens básicos e igualmente a mala do bebê tem que ser preparada de acordo com a estação do ano. 3Calcinhas confortáveis, sutiãs de amamentação, absorventes grandes, pijamas ou camisolas e itens de higiene devem conter na mala da mamãe.