O que levar na mala da maternidade?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os itens essenciais para a mala da maternidade da mamãe são:

  • 2 ou mais camisolas, ou pijamas com abertura frontal.
  • 1 roupão.
  • calcinhas confortáveis.
  • meias.
  • sutiãs próprios para amamentação.
  • absorventes para os seios.
  • produtos de higiene pessoal, incluindo absorvente noturno.
  • chinelo para o banho.

A utilização de body e culote por baixo do macacão é opcional. Prefira tecidos mais pesados como Plush, Soft e Tricô Misto (50% algodão/50% acrílico). É recomendado usar body e culote 100% algodão por baixo dessas roupinhas, pois esse tipo de material pode causar alergia na pele do bebê.

Assim que tiver lavado, seco e passado algo, leve para esse lugar e já coloque nos saquinhos e deixe pronto para guardar. Quanto antes você proteger a peça limpa de poeira, melhor. Eu usei a cômoda/ trocador como o minha “estação de trabalho”. Foi perfeita, pois depois tudo já estava à mão para ser guardado.

Roupinhas de algodão, de cores claras e larguinhas são as melhores opções. Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália.

A mala da maternidade deve ter compartimentos de divisórias, bom espaço para organizar as roupinhas e ainda levar todos os itens necessários durante a internação como fralda, pomada, álcool 70% e o que for solicitado a mais na lista da maternidade.

1. Invista em roupas de recém-nascido de qualidade

  1. Dê preferência às roupas em algodão;
  2. Escolha tecidos finos e quentinhos (moletom, por exemplo);
  3. Evite tecidos de lã, pois os pelinhos irritam a pele;
  4. Invista em modelos práticos para vestir (com abotoamento em pressão);
  5. Opte por roupas sem enfeites, zíperes e etc.

3. Quantas fraldas são necessárias para levar para a maternidade? A quantidade recomendada é em torno de seis a oito fraldas descartáveis por dia de internação, que geralmente varia de dois a três dias.

1 pote pequeno de álcool 70% — você irá usá-lo para fazer a higiene no umbigo dele; cotonetes para usar com o álcool 70%;

A mala da maternidade é um item indispensável e quanto antes ela for preparada melhor para a mamãe. É recomendável que tudo esteja pronto até a 32º semana de gestação, pois é um período em que há mais disposição da mamãe para montar tudo e também uma fase em que já é possível que o bebê nasça.

Para os bebês, o ideal é o uso de bodys e macacões; a peça é prática para os pais e super confortável. O uso delas é recomendado desde os recém nascidos, até bebês de 9 meses à um ano.

O melhor modelo indicado para combinar com os macacões seriam os de cano curto ou as ankle boots. Mas, para modelos mais curtos, as botas de cano longo e over the knee são mais do que bem vindas!

Não se esqueça de considerar a estação do ano que será realizado o parto. Se for no inverno, as trocas de roupas para o bebê devem ser de macacão comprido e body de manga longa, mas leve ao menos uma troca com body e macacão de mangas curtas.

Quando lavar as roupas do bebê
Para deixar tudo pronto até a chegada do bebê, o ideal é lavar as peças a partir do 8º mês de gestação, geralmente da 30ª à 32ª semana de gestação. Higienize todas as peças à mão ou na máquina de lavar.

Hora de passar
Tem mulheres que não passam roupa nenhuma, outras passam tudo, mas nesse caso é unânime entre os pediatras que as roupas dos bebês recém-nascidos devem ser passadas, pois o calor provocado pelo ferro de passar ajuda a eliminar germes e bactérias, prevenindo possíveis irritações na pele do bebê.

Vinagre: Misture um pouco de vinagre na água e deixe a peça de molho por 30 minutos. Depois, lave normalmente. Você pode também colocar o vinagre no compartimento do amaciante na máquina de lavar. Lembre-se sempre de usar o vinagre branco, para não manchar ainda mais a roupa.

Dessa maneira, a roupa ideal precisa ser:

  • lisa (ou seja, sem estampas)
  • cores que combinem entre a mãe, pai e irmão.
  • exemplo: branco, cinza, preto e bege.

O ideal é que o bebê seja vestido em camadas para dormir, assim, fica muito mais fácil colocar ou tirar itens conforme a variação de temperatura. Essa dica também serve para vestir o bebê para passeios.

O tempo de liberação para a alta não mudou e segue alguns protocolos específicos, sendo de 24 horas a 48 horas para parto normal e de 48 horas a 72 horas para cesariana.