O que leva zerar a redação?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

De acordo com o edital do Enem, todas as redações que contiverem impropérios, desenhos e formas gráficas impróprias propositais receberão nota zero.

Você deve escrever o seu texto em no máximo 30 linhas e no mínimo 8, para não ser eliminado. Porém, é praticamente impossível passar por todas as etapas do texto dissertativo-argumentativo com uma redação tão pequena! Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem.

É possível zerar a prova do Enem? Não, mesmo que o candidato entregue a prova em branco, ele não sairá zerado. O motivo disso é que a pontuação em cada questão depende do grau de dificuldade – as mais difíceis valem mais e as mais fáceis, menos.

Isso denota um repertório vocabular limitado. 12. Uso de palavras e expressões sentimentalistas. Palavras como "infelizmente", "lamentavelmente", "indubitavelmente" são muito pessoais (o que é lamentável para um, pode não ser para o outro) e pouco adequadas ao gênero.

A regra é bem rígida: você pode errar no máximo três vezes. Mas antes é bom saber que existem vários tipos de desvios que entram na conta. Estudantes já estão cansados de saber que uma das melhores maneiras de treinar redação é lendo textos que alcançaram notas máximas em edições anteriores dos vestibulares.

Caso zere a redação do Enem, você não poderá concorrer às vagas disponíveis nos programas governamentais: Sisu, Fies e ProUni. Além disso, você também terá a sua média no Exame muito impactada.

A competência 2 da redação do Enem é a mais temida entre os estudantes. Isso porque, entre as cinco competências, ela é a que tem o poder de zerar toda a redação. Ou seja, se você cometer um erro grave nessa competência, nenhuma outra competência é avaliada.

Será que os estudantes podem aproveitar o assunto em voga e citar, na redação, nomes como o do presidente Jair Bolsonaro e o do ex-presidente Lula? Segundo professores ouvidos pelo g1, ninguém vai tirar zero ou perder pontos apenas por ter mencionado um político na dissertação.

Notas zero
Conforme o Inep, o Enem 2021 teve mais de 95 mil redações nota zero.

O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. Por fim, a conclusão amarra todas as ideias e garante a finalização.

Introdução. Na introdução do seu texto você deve apresentar o tema que será discutido ao longo do texto. Também é o momento de defender seu ponto de vista. Para isso, o ideal é que você desenvolva a introdução em apenas 1 parágrafo que tenha em torno de 7 linhas.

É verdade que o Enem não exige um título para a redação. Isso não significa, no entanto, que o aluno não possa colocar um. A regra é clara, segundo o edital do exame: o título é opcional. Ainda assim, podem surgir algumas dúvidas e questões.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

A estudante amazonense Rilary Castro, de 18 anos, alcançou nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Quais são os erros mais comuns na hora de fazer uma introdução?

  1. Entregar todas as informações logo na introdução. ...
  2. Ser pouco objetivo. ...
  3. Não elencar os pontos principais da leitura. ...
  4. Ser vago demais. ...
  5. Recorrer às definições do dicionário. ...
  6. Falar sobre outro assunto. ...
  7. Ignorar a sua tese.

Nada de internetês na redação, nada de abreviações. Não escreva do mesmo jeito que você faz no Facebook, Instagram ou Whatsapp. Logo, se usarvc”, “tb” e afins, perderá pontos. São erros muito básicos e por isso fáceis de não serem cometidos.

9- Explicar um determinado fato ficará mais fácil se utilizar os conectivos: 'pois', 'a saber', 'isto é', 'por exemplo', 'porquanto'

  1. Reflita sobre o tema da redação. Reflita sobre o tema que está sendo proposto. ...
  2. Desenvolva as ideias iniciais. Depois de ter organizado as suas ideias no passo anterior, o momento de escrever o seu texto se torna muito mais fácil. ...
  3. Estruture a sua redação. ...
  4. Utilize conectivos e seja coerente. ...
  5. Revise o que escreveu.

Um dos principais problemas encontrados nos textos é a falta de coesão textual que serve para obter um bom encadeamento das ideias, das frases e dos parágrafos. Dessa forma, ela colabora com a textualidade, deixando o texto fluido e proporcionando maior entendimento da ideia defendida.

Falta de coerência e coesão
O texto tem que seguir uma linha lógica e fazer com que o leitor acompanhe o raciocínio de quem escreveu. Para isso, coerência e coesão são “irmãs” fundamentais. Ao mesmo tempo, um dos erros de redação mais comuns é a falha nesses aspectos.