O que leva uma pessoa ter hemorroida?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

A compressão dificulta a drenagem de sangue na região e faz que as veias percam a capacidade de voltar ao seu estado natural. Sendo assim, as principais causas das hemorroidas são intestino preso, fezes endurecidas, diarreia crônica, infecções anais, dieta pobre em fibras e, em alguns casos, a gravidez.

Pimenta e bebidas alcoólicas podem piorar hemorroidas
As fezes têm um pH perto do neutro, mas quando os alimentos tornam esse pH mais ácido, a acidez pode irritar a região do ânus e do reto, piorando as hemorroidas e seus sintomas“, afirma a clínica médica Sarina Occhipinti Magalhães.

Não tente “colocar pra dentro” a hemorroida inchada. A maioria das hemorroidas são externas e forçá-la só vai machucá-la e deixá-la mais dolorida. Também evite colocar supositório no ânus inchado, pois quando a região já está sensível, qualquer toque pode piorar.

Se você está fazendo uma dieta para hemorroida, evite alimentos gordurosos, uma vez que podem irritar e inflamar o cólon e atrapalhar o trânsito intestinal. Deixe de consumir bebidas gaseificadas, queijos curados, café, bebidas alcoólicas, glúten, alimentos muito salgados, fritos e refogados, mariscos e picles.

Cavalinha. A infusão feita com cavalinha é um excelente remédio anti-inflamatório para a hemorroida. Para prepará-la, basta usar cinco gramas da planta para cada 100 ml de água – também é recomendada para lavagens, uma vez que alivia a inflamação da hemorroida.

Tanchagem, folha de algodão e barbatimão funcionam como anti-inflamatórios naturais, aliviam a dor e ajudam a desinchar o ânus. Os chás podem ser feitos para uso oral ou banho de assento. A receita deles é praticamente a mesma: Coloque 2 litros da água morna e 4 punhados da planta (tanchagem ou folha de algodão);

Dor e inchaço na região anal, que surgem de forma aguda. A dor costuma ser intensa, e durar de cinco a sete dias. Contudo alguns pacientes podem não apresentar dor.

Proctan 5mg/g + 20mg/g + 20mg/g + 100mg/g Pomada 25g

  • Genomma.
  • 25g.
  • ACETATO DE HIDROCORTISONA,LIDOCAINA,SUBGALATO BISMUTO,OXIDO DE ZINCO.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Frutas cítricas
Invista em laranja e limão, que são ricos em vitamina C e ajudam a diminuir o processo de inflamação e cicatrização do intestino.

Verdade. Alimentos que possam causar desconfortos gastrointestinais como o café, a pimenta e bebidas alcoólicas, além de alimentos que facilitam a formação de gases, como fermentados e leite, devem ser consumidos com moderação na dieta de quem está tratando as hemorroidas.

Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais; Vida sedentária: diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus; Componente genético: casos de hemorroidas na família podem indicar predisposição para desenvolver a doença.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.

Os vegetais escuros também são indispensáveis numa dieta para hemorroidas. Ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, estes alimentos auxiliam na cicatrização intestinal e na produção de bactérias benéficas para o sistema imunológico.