O que leva uma pessoa a ter problemas nos rins?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Consumo excessivo de álcool; Histórico de doenças cardiovasculares – tais como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, doença coronariana, entre outras; Uso de determinados medicamentos – alguns são potencialmente tóxicos para os rins, principalmente para pessoas que já possuem algum problema renal.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  • Hidratação é fundamental.
  • Chá de salsa.
  • Uvas.
  • Suco de limão, laranja e melão.
  • Algas marinhas.
  • Alimentos ricos em cálcio.
  • Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  • Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

A insuficiência renal, também chamada de doença renal crônica ou lesão renal aguda, ocorre quando os rins do indivíduo perdem sua capacidade natural de filtrar os resíduos do sangue.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.

A insuficiência renal é reversível quando o problema ainda não se tornou crônico. Assim, em sua fase aguda, a maioria dos pacientes consegue realizar o tratamento e recuperar as funções renais, mantendo uma vida normal a partir daí.

É muito importante ressaltar que, embora a maior parte dos cálculos seja composta de cálcio, NÃO devemos evitar o consumo de alimentos ricos nessa substância. Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Maus Hábitos que Prejudicam os Rins

  1. 1 Beber pouca Água. A falta de água no organismo pode levar a uma lesão renal significativa. ...
  2. 2 Segurar o Xixi. ...
  3. 3 Fumar. ...
  4. 4 Excesso de Proteína. ...
  5. 5 Excesso de Sódio. ...
  6. 6 Abuso de Analgésicos. ...
  7. 7 Excesso de Cafeína. ...
  8. 8 Abuso da Bebida Alcoólica.

A ingestão de água é uma das principais recomendações médicas para prevenir o surgimento de pedras nos rins e crises de cólica renal. No entanto, essa indicação é uma ação apenas preventiva e só é válida quando o paciente apresenta condição saudável.

A infecção renal é um caso potencialmente grave, já que estamos falando de infecção de um órgão vital. É um quadro que pode ter gravidade semelhante a uma pneumonia. Se não for tratada a tempo e corretamente, a pielonefrite pode levar à sepse e falência de múltiplos órgãos.

Um exemplo são os produtos ricos em potássio, que pode ser danoso para pacientes renais crônicos. Geralmente eles são encontrados na banana, abacate, mamão, melão e uvas, além de grãos como feijão, ervilha e grão de bico, frutas secas e oleaginosas, chocolates e cafés.

Consumo pesado de álcool e função renal
Eles fazem com que os rins se tornem menos capazes de filtrar o sangue, além de afetar sua capacidade de manter a quantidade certa de água no corpo. O álcool também inibe o hormônio antidiurético (ADH), que regula a quantidade de água excretada, aumentando a diurese.

Se a dor acontecer perto de onde os rins estão, abaixo da caixa torácica, isso pode ser um indício de que se trata de algum problema renal. Também pode ser sentida uma dor no fundo das costas. Você pode sentir dor em um ou nos dois lados do corpo. Depende se o que você tem está afetando apenas um rim ou os dois.