O que leva uma pessoa a ter enxaqueca?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

Atualmente já se sabe que a enxaqueca é uma doença de todo o cérebro, onde a tendência genética e o ambiente (gatilhos) interagem o tempo todo. Dez principais causas de enxaqueca: – preocupações excessivas, ansiedade, tensão, estresse; – ficar sem comer.

Relaxe. A tensão e o estresse são causas comuns das crises de enxaqueca e, por isso, qualquer atividade que te ajude a relaxar é uma importante aliada. Pode ser ótimo incluir na sua rotina atividades como meditação, yoga ou musicoterapia, por exemplo.

Contudo, pode-se dizer de uma forma geral, que os principais alimentos que podem causar essa dor de cabeça, são:

  1. Carnes processadas. ...
  2. Queijos amarelos. ...
  3. Chocolate. ...
  4. Bebidas alcoólicas. ...
  5. Bebidas com cafeína.

Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.

A enxaqueca é considerada crônica quando acontece pelo menos 15 dias por mês, por pelo menos 3 meses consecutivos. Existem alguns fatores que transformam uma enxaqueca episódica em crônica, e o mais preocupante é o uso abusivo de analgésicos.

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

O cérebro processa as emoções, os sentimentos, a dor e os estímulos externos, como barulho, som e luz, de forma mais intensa, por isso, é comum quem sofre de enxaqueca ter depressão ou ansiedade, justamente por causa dessa sensibilidade emocional ser maior.

Muitas coisas podem desencadear uma crise de enxaqueca. Quando se trata de gatilhos cada pessoa é única. No entanto, alguns gatilhos, como estresse, fadiga e álcool, são mais comuns do que outros. Ao compreender melhor o que pode disparar uma crise, você pode conviver melhor com a enxaqueca.

Chá de camomila
Conhecido por ajudar a acalmar e relaxar, é um remédio natural e saboroso que diminui as dores. Para prepará-lo, é necessário apenas aquecer 1 litro de água até formar bolhas, e em seguida colocar 4 colheres de sopa de flores de camomila ou 2 sacos de chá, aguardando por 15 minutos antes de beber.

Outro é no músculo entre o polegar e o primeiro dedo – da pessoa apertar, mas tem que apertar com força mesmo, é apertar sem dó, com muita força. São pontos de Do-In, que é uma técnica chinesa de acupuntura por pontos de pressão. Os clássicos para dor de cabeça são esses: entre as sobrancelhas e da mão.

Leite tem lactose, é verdade, e deve ser evitado ao máximo se você sofre de enxaqueca. Por mais problemática que seja a lactose, o problema maior – ou seja, o maior componente pró-inflamatório (e portanto pró-enxaqueca) do leite está na proteína dele, e não na lactose.

Para as pessoas que sofrem de enxaqueca, também é possível que uma dieta regular rica em açúcar refinado e carboidratos processados possa aumentar os níveis de inflamação no corpo e torná-las mais suscetíveis a crises, disse Slavin.

Enxaqueca: quais são seus principais riscos? Ter enxaqueca com aura (ou migrânea com aura, na linguagem técnica) aumenta em três vezes o risco de a pessoa sofrer um AVC. Inclusive, ela foi reconhecida como fator de risco para eventos do tipo em revisões de estudos feitas há pelo menos dez anos.

“Existem teorias de que poderia estar relacionado com o ritmo circadiano do corpo (ciclo de 24 horas). Níveis de hormônios, como o do hormônio do estresse (cortisol), mudam durante a noite, o que afeta as vias aéreas.

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca.

"Não é normal ter enxaqueca, mas a maioria das pessoas não sabe que sofre desse problema", disse à BBC Brasil o neurologista sul-africano Andrew Blumenfeld, um dos maiores especialistas do tema no mundo, e diretor do Headache Center, na Califórnia.

dor de cabeça latejante e pulsátil; irritabilidade constante; náuseas e vômitos; sensibilidade à luz, sons e cheiros.