O que leva uma pessoa a ser orgulhosa?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Psicólogos acreditam que pessoas orgulhosas possuem conflitos internos originados da infância ou de experiências traumáticas em outros momentos da vida. A negligência parental costuma ser o principal motivo para a necessidade desesperadora de compensar qualquer falha ou comportamento negativo.

Quando exagerado, denota pretensão de superioridade e até arrogância. É um sentimento que pode desencadear muitos problemas nos relacionamentos, já que está associado à dificuldade em ceder e admitir seus erros e defeitos. O orgulho causa problemas até antes de um relacionamento ser estabilizado.

A causa raiz do orgulho é a nossa herança orgulhosa herdada de nossos antepassados, dos nossos pais. Deles nós temos herdado nosso próprio desejo carnal vazio, que anseia a presença do doce hóspede da alma, que é o Espírito Santo de Deus.

O orgulho é o pecado universal, o grande vício. Sim, o orgulho é o pecado universal, o grande vício. O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). É o coração quebrantado e o espírito contrito (ver 3 Néfi 9:20; 12:19; D&C 20:37; 59:8; Salmos 34:18; Isaías 57:15; 66:2).

Existem dois tipos de orgulho: o Orgulho Autêntico e o Orgulho Arrogante.

Fale com as pessoas próximas a você, pergunte se ela acha você orgulhosa, mas esteja disposto a aceitar as críticas e encontrar meios e melhorar. Nunca ache que você é pior e nem melhor do que ninguém, não ridicularize os outros por suas conquistas ou pela falta de capacidade delas.

Ajude sempre que possível
Converse seriamente com a pessoa arrogante, sem fazer críticas. Diga o quanto ela é importante e especial, mesmo se não tiver razão o tempo todo. Destaque a importância de respeitar a opinião dos outros, sem deixar as nossas de lado.

Os indivíduos orgulhosos adoram assumir o controle e manter autonomia, portanto, você poderá seduzi-los se pedirmos a opinião deles. Pergunte o que o outro pensa como sinal de respeito — todo mundo reage bem a isso! Pedir ajuda também pode ser uma forma de ajudar a pessoa orgulhosa a lidar com o próprio orgulho.

O orgulho destrói também relações no trabalho. Afinal, o orgulhoso se incomoda com o carisma, o profissionalismo, a capacidade e a simpatia do seu colega. E mais, deseja o sucesso a qualquer preço. Sua arrogância causa antipatia.

O orgulho como um mal de modo geral
O orgulho, em um conceito geral, é negativo quando alcança o exagero. Nesse momento o orgulhoso teria uma satisfação incondicional sobre si e superestimaria seu próprio valor. Com isso, se veria como melhor e superior aos outros e inferiorizaria os demais.

As pessoas orgulhosas transmitem muitas queixas mentais devido ao seu ego exagerado, reclamando de pessoas, de situações, do tempo, do país, etc. Isto inevitavelmente fará com que elas saltem de um conflito para outro. “Se não moderarmos o orgulho, ele será o nosso maior castigo.”

Sentir-se orgulhoso de si mesmo pode ser benéfico, desde que não haja exagero. Dentro dos limites, esse sentimento pode ser entendido como uma qualidade. Nesse caso, o orgulho representa a autoestima, a autoconfiança e a automotivação. Conheça melhor esses benefícios na sequência.

Ou seja, o orgulho era sentido de forma mais forte quando se tinha outras pessoas por perto, como familiares ou clientes, por exemplo. Outro estudo também verificou que o orgulho nos pode motivar a contribuir para a sociedade, devido ao próprio reconhecimento que se pode receber.

Com nomes como arrogância, soberba ou altivez, esse mal nos afasta de Deus e nos faz mais parecidos com o pior da criação. Não é possível conhecer todo o orgulho que há em nós, mas é possível vencê-lo, pouco a pouco, batalha após batalha, e experimentar, dia após dia, o impacto da humildade.

23 A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.

Uma pessoa que tem tendência ao excesso de orgulho e assume uma posição de maior destaque, seja na sociedade ou em uma empresa, pode cometer abusos de poder, humilhando aqueles que considera inferiores de diversas maneiras.

O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). (…) Sejamos humildes por opção.

Pessoas orgulhosas consideram sabiamente a opinião dos outros. Já as pessoas arrogantes não aturam críticas. Se uma pessoa orgulhosa descobre que está errada, ela não vai ter problemas em confessar o seu erro e tentar consertar. Mas uma pessoa arrogante vai fazer de tudo para provar que está certa.

"Orgulhoso" é aquele que tem orgulho. Também é a manifestação ostensiva do sentimento de orgulho. O termo "orgulhoso" pode ser positivo ou negativo, dependendo do contexto ao qual é aplicado.

É a vaidade que se contrapõe ao interesse geral”. De maneira similar, Kardec observa que o orgulho nos estimula a nos julgarmos ser mais do que somos, assim como a nos vermos acima dos nossos irmãos por qualquer termo de comparação.