O que leva uma pessoa a ser egoísta?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

De alguma maneira, é uma tendência infantil, que, às vezes, predomina a vida inteira. Os motivos podem ser muitos. Pessoas que tiveram sofrimentos na infância, como doenças, problemas econômicos, pais que se separaram, pais alcoólatras (como é o caso de Shirley)...

Egoístas produzem muitos hormônios do estresse. E o contrário é verdadeiro, ou seja, quando você luta contra o egocentrismo e faz o bem a outros, há uma produção de neurotransmissores que acalmam a mente, ativam o sistema imunológico, e corrige o estado de tristeza e de ansiedade.

Egoísmo: preocupação excessiva com as próprias vantagens à custa das dos outros. Maquiavelismo: atitude manipuladora e insensível e a crença de que os fins justificam os meios. Desconexão moral: estilo de processamento cognitivo que permite que as pessoas se comportem sem ética e sem sentir angústia.

A seguir estão as 7 características mais comuns das pessoas egoístas:

  • Se aproveitam de todas as situações para se beneficiar: ...
  • Geralmente não gostam de compartilhar: ...
  • Levam ao extremo o princípio da reciprocidade: ...
  • Não gostam de emprestar nada: ...
  • Não gostam de fazer favores:

Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.

Porém, o egoísmo movido somente pela autossatisfação, pode proporcionar malefícios não somente ao coletivo, como a nós mesmos. Ao desconsiderarmos os limites e as necessidades alheias para conquistarmos nossos próprios objetivos, criamos um mal-estar geral, que causa o afastamento das pessoas à nossa volta.

Demonstrar carinho costuma ser uma boa forma de desarmar os ataques da pessoa egoísta quando confrontada. Além disso, é fundamental que você não deixe que essa pessoa invada todos os espaços da sua vida, nem se deixe dominar.

Os egoístas têm como principal característica enxergar apenas a si mesmos, agindo em prol de seus interesses e ignorando o fato de que suas atitudes muitas vezes podem magoar as pessoas.

Na Bíblica, o egoísmo significa pecado. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia nos alerta para o mal dessa propensão natural. O egoísta peca, pois busca excessivamente a realização de seus desejos, sem considerar os de Deus ou os dos outros.

A pessoa egoísta não obtém satisfação em dar; a sua preocupação está basicamente no que vai receber em troca. Pode dar a impressão de que toda esta energia que foca em si mesma é decorrente do amor próprio que sente. Contudo, todas essas atitudes implicam uma grande incapacidade de amar a si mesmo.

Como podemos combater o egoísmo? Enquanto não desapegarmos das coisas não seremos felizes, já que a felicidade não está nas coisas, e sim, no que somos. Precisamos reconhecer o grau de egoísmo, além de termos um olhar sincero para nós mesmo. Reflita sempre antes de agir, pense no porque de tomar essas atitudes.

Uma pessoa egoísta é por definição aquela que só pensa no próprio bem-estar, então nem é de surpreender que ela acabe fazendo com que a outra pessoa do relacionamento nem tenha voz, não fale nada ou que, quando fale, sinta que é totalmente desinteressante devido à visível falta de interesse do outro.

Agradar, se preocupar e se sacrificar não é amar. Se relacionar com pessoas com características egocêntricas pode ser muito desafiador. No começo você nem percebe e acha legal ter uma pessoa decidida ao seu lado. Além disso, você está tão apaixonada que nem liga para atender aos pedidos do amado ou da amada.

O egoísta é aquele indivíduo que demonstra egoísmo, que tem amor excessivo ao bem próprio, sem buscar compartilhar com os interesses e necessidades alheias. Ser egoísta é não dividir, é não prescindir de suas comodidades, é ser egocêntrico, ou seja, é ter por centro o seu próprio eu.

“Egoísmo: excessivo amor aos próprios interesses, sem atender aos dos outros. Egoísta: diz-se de pessoa que trata só dos seus próprios interesses, comodista.” Então, o egoísmo é quando uma pessoa está centrada APENAS em si mesma, cuidando SOMENTE dos próprios interesses.

6 conselhos para lidar com pessoas orgulhosas e egoístas

  1. Observe as virtudes de essa pessoa. ...
  2. Estabeleça limites. ...
  3. Tente entender o modo de ser alheio. ...
  4. Cuide da sua autoestima. ...
  5. Você não pode mudar essa pessoa. ...
  6. Evite as críticas.

Quando um indivíduo pensa apenas em si mesmo, ignora o fato de que relações precisam de compartilhamento para se manterem sólidas. Dessa maneira, costumam procurar seus amigos apenas quando precisam de alguma ajuda e raramente perguntam se está tudo bem com os outros.

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.

A doutrina espírita nos ensina que o egoísmo é a matriz de todos os males do homem. O ser egoísta coloca sempre seus interesses, opiniões, desejos em primeiro lugar, além de ser ciumento, invejoso e insatisfeito.

Como vimos, a importância de pensar em si mesmo está além do que a maioria das pessoas tem consciência. Muitas vezes, quando nos colocamos em prioridade, temos a sensação de culpa, que não deveríamos ter. O autocuidado é fundamental para que possamos ser o nosso melhor e, a partir daí, dar o melhor para quem amamos.

O egoísmo é o inverso do altruísmo, enquanto o egocentrismo nada mais é que o egoísmo colocado em prática.