O que leva uma pessoa a se afastar das redes sociais?

Perguntado por: razambuja . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Esse é um dos benefícios de sair das redes sociais se levarmos em consideração estudos anteriores. Desconectar-se por um tempo pode ser uma boa maneira de prevenir problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

Não há um período adequado ou inadequado para se afastar das redes: a escolha é totalmente sua. Você pode decidir ficar distante das redes sociais por 24 horas, 30 dias ou mais tempo. Não fique preso ao período de tempo definido.

Estudo afirma que Instagram é a rede social que mais causa depressão.

Termo refere-se àqueles que fazem poucas publicações ou usam as redes sociais com baixa frequência; entenda mais sobre a expressão e o estilo das pessoas low profile. "Low profile" significa "discreto", em tradução do inglês para o português.

A procura por emprego pode ser a razão mais contestada para desativar sua conta do Facebook, embora estudos comprovem que 90% dos recrutadores analisam o perfil social de um candidato como parte do processo de triagem.

A primeira opção oculta todas as informações de perfil, fotos publicadas, comentários e curtidas. Para reativar, é necessário apenas acessar a conta novamente. No entanto, só é possível solicitar a desativação uma vez por semana. Excluir, por outro lado, remove permanentemente todas essas informações.

O usuário não pode mais acessar os vídeos publicados, mas os registros de mensagens com outros perfis são mantidos. Após esse período, a exclusão é permanente. Não é possível reativá-la.

Em termos mais amplos, quando uma pessoa se afasta é porque se aproximou. Isso é saudável: somente pode haver afastamento quando há aproximação. Quando as pessoas escolhem redes sociais, escolhem o mais cômodo, mais fácil, mais superficial, extremamente pobre (não há sequer aproximação física).

Reflita sobre os seus sentimentos: você sempre se sente mal consigo mesmo ou fica desgastado depois de passar o tempo ao lado de alguém? Se sim, talvez essa amizade precise chegar ao fim. Reflita também sobre o relacionamento em si: ele parece unilateral? Você sente que não recebe apoio dessa pessoa?

Muitas vezes a fala "as pessoas se afastam do nada", vem de um indivíduo que está passando por um processo de baixa autoestima. A baixa autoestima traz com ela crenças de desamor e desvalor, com isso acreditamos fielmente que nós estamos afastando as pessoas, mesmo que isso não seja a realidade.

Há muitos impactos observados na relação entre redes sociais e saúde mental, causados principalmente pela dependência das redes sociais. Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo.

O uso excessivo das redes amplifica emoções de caráter negativo, as quais podem afetar o seu bem-estar emocional e agravar sintomas da depressão, estresse e ansiedade.

Isso porque nos efeitos estudos fica claro que “há efeitos nos sentimentos dos jovens sobre sua aparência, satisfação com o corpo e as plataformas de mídia social podem aumentar o risco de transtornos alimentares e outros problemas de saúde mental, como depressão e baixa auto-estima estima”.

Um dos motivos que levam as pessoas a abandonar as mídias sociais é concluir que a experiência é inútil, que pouco acrescenta e faz mais mal do que bem. Insatisfeitos com sua intimidade devassada e com o controle de seu movimentos, só lhes resta a desconexão, mesmo que seletiva.

BeReal. O BeReal é uma nova rede social parecida com o Instagram, lançada em 2020, que alcançou popularidade no início de 2022 e segue uma premissa bastante interessante, e capaz de levantar discussões importantes, a autenticidade das pessoas no conteúdo postado.

Segurança nas redes sociais: 8 coisas que você não deve postar!

  1. Documentos e dados pessoais. ...
  2. Dados financeiros. ...
  3. Localização. ...
  4. Agenda. ...
  5. Informações da empresa onde trabalha. ...
  6. Conteúdo de outras pessoas como se fosse seu. ...
  7. Discussões e conversas sem autorização. ...
  8. Links, notícias e informações sem veracidade garantida.

Algumas pessoas sentem que são excluídas, acreditam que os outros não gostam dela, não a querem por perto. É preciso perceber que às vezes são elas que se excluem das relações, justamente pelo medo de serem rejeitadas ou mal interpretadas. A pessoa insegura se preocupa muito com o que os outros pensam.