O que leva uma pessoa a beber todos os dias?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Além da genética, os fatores socioeconômicos podem contribuir para que a pessoa consuma álcool de forma exagerada. Afinal, crescer ou conviver com alguém que sofre de alcoolismo também tende a fazer com que o indivíduo busque na bebida o alívio para as dificuldades que sofre no dia a dia.

Pressão alta e doenças cardíacas: o consumo excessivo de álcool prejudica o controle da pressão arterial, podendo levar à hipertensão e, consequentemente, ao risco de problemas cardíacos. Cirrose: é o resultado de constantes lesões e inflamações no fígado, causadas pela bebida, prejudicando as funções deste órgão.

Um comportamento muito comum é o aumento da frequência em que consome a bebida e com doses maiores. O viciado passa a ter oscilações de humor mais frequentemente, irritação e agressividade, assim como isolamento social podem fazer parte desse perfil.

Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo. Acontece quando o espírito se satisfaz por meio das emanações do encarnado, assim como um animal vampiro que se alimenta do sangue.

O acetaldeído sofre ação de outras enzimas até ser depurado no organismo. Esse trabalho acaba sobrecarregando o fígado e, quanto maior a ingestão de álcool, mais esse órgão é deteriorado pela agressão aguda e crônica das células hepáticas", explica a Dra.

O fundamental é fazer uma aproximação afetuosa e amiga, com respeito pela pessoa, sem acusá-la ou culpá-la por seu comportamento relacionado ao uso do álcool. Uma abordagem acusatória leva a pessoa a reforçar suas defesas e negar que esteja enfrentando problemas.

Estudo diz que mudança de comportamento ao beber é mito
A personalidade praticamente não muda, o que acontece é uma perda de inibições e aumento de extroversão, de acordo com psicólogos. Ou seja: o que você demonstra, já está em você, mas é normalmente reprimido.

Uma pessoa que bebe com frequência ou em grandes quantidades pode pensar que não é alcoólatra por conseguir ficar alguns dias sem consumir a bebida, mas ela pode sofrer de alcoolismo funcional.

Pessoas que fazem consumo constante e em grande quantidade de álcool podem sofrer com complicações em virtude do uso crônico da substância. Entre as complicações mais comuns, podemos citar as gastrites, úlceras, hepatites, anemias, hipertensão arterial, cirrose, pancreatite e acidentes vasculares encefálicos.

Já ouviu falar no termo “bebês high need”? Ele foi criado pelo Dr. William Sears para identificar aquelas crianças que demandam mais atenção e cuidados do que a maioria. Bebês que, muitas vezes, são confundidos com crianças mais “choronas”, por exemplo.

Naltrexona
A naltrexona, ou cloridrato de naltrexona, é indicado para parar de beber pois age inibindo estruturas no cérebro responsáveis pela sensação de prazer ao se consumir bebidas alcoólicas e, desta forma, a pessoa deixa de sentir os efeitos agradáveis do álcool, fazendo que diminua a vontade de beber.

Conheça os tipos de alcoólatras

  • Alcoólatra jovem adulto. O estudo americano sobre os tipos de alcoólatras indica que 31,5% dos dependentes se encaixam nessa categoria, que corresponde ao maior grupo. ...
  • Alcoólatra jovem antissocial. ...
  • Alcoólatra funcional. ...
  • Alcoólatra crônico. ...
  • Alcoólatra familiar intermediário.

Algumas semanas e meses podem incluir pequenos sinais de depressão, enquanto outras vezes são muito mais graves. Os sintomas do transtorno depressivo persistente incluem: Insônia. Baixa auto-estima e sentimentos de inutilidade.

Os exames laboratoriais devem incluir bioquímica hepática com albumina, transaminases (AST/ALT), bilirrubinas, hemograma completo e tempo de protrombina (TP/INR). Em casos em que o diagnóstico é duvidoso, pode ser necessário realizar biópsia hepática.

Evite discutir, julgar ou provocar.
Ao conversar com uma pessoa sobre seu vício, não comece a acusá-la ou julgá-la. Evite provocar a pessoa em relação à bebedeira, já que isso pode acabar piorando as coisas. Discussões podem afastar o alcoólatra do seu convívio, tornando-o mais fechado para conversas.

Como ajudar pessoas que enfrentam o alcoolismo

  1. Permita que eles sintam as consequências do alcoolismo. ...
  2. Não force o tratamento no início. ...
  3. Envolva mais pessoas no problema. ...
  4. Não se torne um dependente. ...
  5. Tome conta de si mesmo.

“Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5,18). A primeira referência que encontramos na Bíblia sobre a embriaguez está em Gn 9,21 onde Noé parece se comportar como alguém que está com alguma alteração de consciência.