O que leva uma pessoa a arrancar os cabelos?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Apesar de parecer um ato doloroso para quem não tem o transtorno, o ato de arrancar os fios é sentido como prazeroso e até mesmo relaxante por quem sofre com a questão. Com isso, os episódios compulsivos estão muitas vezes associados a momentos de tensão ou ansiedade e acabam funcionando como válvulas de escape.

Problemas na pele e cabelo
O constante impulso de arrancar os fios pode levar à perda dos fios, e consequentemente, à calvície ou alopecia, com os fios menos numerosos ou a queda definitiva desses fios. Além disso, também pode causar lesões e infecções nessas áreas.

Não se sabe exatamente com quantos folículos capilares --local onde fica a raiz do fio -- uma pessoa nasce, mas estima-se que seja algo entre 100 e 150 mil. O fato é que a imensa maioria deles tem apenas um fio. Sendo assim, ao arrancar um branco, o que acontecerá é que outro surgirá em seu lugar.

Quando arrancamos um fio de cabelo na raiz ele cresce de novo? Se o bulge capilar (raiz) não for destruído, cresce novamente sim. Ou seja, na maioria das vezes de você arrancar o cabelo, ele cresce novamente.

Em geral, os folículos estão sincronizados e o cabelo surge ao mesmo tempo, crescendo de 1 a 1,5 cm por mês.

Arrancar fios de cabelo faz crescer mais no lugar? MITO! Isso na verdade vai acabar maltratando o bulbo capilar e com o tempo, você pode começar a perder fios, pois ele enfraquecerá até parar de produzir novos cabelos. Em outras palavras, em vez de crescer mais, você vai ter menos fios de cabelo.

> Mexer nos cabelos ou enrolar entre os dedos pode ser comportamento de uma pessoa que está insegura, hesitante ou nervosa, o gesto é aparentemente um exercício inconsciente para descarregar a tensão.

Tricologia é a área da dermatologia destinada à prevenção e tratamento incluindo a estrutura e o aspecto dos fios e do couro cabeludo. O médico tricologista busca solucionar os problemas capilares como queda de cabelo, dermatite, psoríase, cabelo oleoso e ressecado.

30 anos

Os cabelos brancos, também chamados de canice, são resultado de um processo natural do organismo, o qual geralmente acontece após os 25 ou 30 anos. É nessa faixa etária em que os melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar, começam a perder a capacidade de produzir melanina.

Um fio de cabelo dura o tempo da fase anágena, ou seja, de dois até seis anos, em média.

A tricotilomania é um tipo de transtorno compulsivo crônico, bem como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), caracterizado pelo hábito de arrancar cabelos. Cerca de 2% da população tem essa condição, sendo que 90% dos pacientes são mulheres.

vitamina B5

Muitos estudos também têm apontado que a vitamina B5 ajuda a manter a pigmentação do cabelo, impedindo o surgimento de fios brancos por bastante tempo. Para pessoas que não desejam ter um visual grisalho, incluir o consumo dessa substância no dia a dia é essencial.

No organismo humano, o hormônio DHT é produzido pela mesma enzima que auxilia no crescimento dos novos fios de cabelo.

Qual é a vitamina que faz o cabelo crescer? As vitaminas A, C, D, E e do complexo B podem ajudar a manter o processo de crescimento de novos fios saudável.