O que leva um homem perdoar uma traição?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para alguém perdoar uma traição, independente do sexo da pessoa, vai depender de muitos fatores como: seu amor pela pessoa, seu amor próprio, seus valores, seu desejo de perdoar, da confiança que a pessoa quebrou, etc.Se você está confuso, precisa dar um tempo para colocar sua vida e idéias no lugar.

Por exemplo, quando se percebe sinais de arrependimento de uma traição claros, bem como os sentimentos estruturantes de uma relação ainda se mantêm fortes como o afeto, a cumplicidade e o companheirismo pode ser que o relacionamento retome e se fortaleça.

Ele reconhece seus erros. Reconhecer e confessar que estava saindo com alguém enquanto você era parte integrante da vida dele são os maiores sinais de que ele se arrepende de ter traído. Não é fácil se declarar culpado, então dê-lhe uma folga e dê-lhe crédito por ter tentado.

A recuperação após uma traição é a mesma enfrentada para superar qualquer experiência de dificuldade emocional. É preciso falar muito sobre o assunto, de uma forma honesta, profunda e respeitosa, afirma o psicoterapeuta. Segundo ele, a comunicação é a chave para colocar o relacionamento em ordem.

A traição é sempre acompanhada de muita dor e tristeza para o traído. Os sentimentos de negação e de falta acarretam em uma profunda tristeza, em que parece impossível de ser superada. Dúvidas e incertezas passam a assombrar a mente da vítima, tornando-a prisioneira da infelicidade.

Quando a pessoa que traiu está realmente arrependida, o perdão pode até trazer restauração ao casamento. foi um símbolo do amor de Deus por nós (Oséias 3:1). perdoar e restaurar quando nos arrependemos.

Aqui estão algumas dicas interessantes que podem ser seguidas logo após descobrir a traição.

  1. 1) Basear em fatos concretos. ...
  2. 2) Confie na sua decisão. ...
  3. 3) Considere a fase do relacionamento. ...
  4. 4) Dê tempo ao tempo. ...
  5. 5) Não use o perdão como moeda de troca. ...
  6. 6) Busque terapia. ...
  7. Dica da especialista.

A traição simboliza quebra de confiança. Quando isso acontece, o traído passa por um período de luto. Como algo muito importante é perdido, o pesar é semelhante ao de quando alguém amado morre. As emoções são tão intensas que podem causar um trauma emocional.

Passar por uma traição pode trazer inúmeros traumas. Além de um provável fim do relacionamento, a autoestima de quem é traído fica extremamente abalada. Quem pratica a infidelidade também acaba desenvolvendo sentimentos de culpa destrutivos e longínquos.

Por fim, mulheres consideram imperdoáveis e não devem mesmo relevar qualquer tipo de agressão, física ou moral, partida de um homem. Abusos verbais, chantagens emocionais e violência não podem ter espaço dentro da relação.

No entanto, um dos sinais de que não houve um genuíno arrependimento da traição é quando a pessoa que cometeu o ato tenta justificar aquilo como se fosse culpa da pessoa traída. Além de poder prejudicar a autoestima da pessoa traída, esse ato sinaliza que não há realmente uma intenção de retificar o erro.

Além disso, de acordo com a psicóloga, a traição pode desencadear quadros de ansiedade e hipervigilância, como problemas de sono, concentração, isolamento, raiva ou desejo de vingança.

A pessoa traída, por exemplo, sente que vivia uma mentira, que o amor nunca existiu e que não era o bastante para o outro. Já o traidor sofre com o arrependimento, remorso, vergonha e a perda do relacionamento. Sendo assim, a pessoa que trai sente remorso e isso o corrói pela vida toda.

Segundo Bárbara Andrade, psicóloga, após uma traição, é comum surgirem sentimentos como raiva, tristeza e frustração. “A dor emocional apresenta forte relação com a quebra da confiança. Em casos extremos, sintomas de depressão e ansiedade também são observados”, completa.

Raiva, mágoa ou desejo de vingança são sentimentos comuns após a descoberta de uma traição, mas é importante não se deixar levar por eles – para cada ação ou decisão que tomamos em nossa vida, há uma consequência para ela.

O traidor também pode sofrer, algumas vezes sofre mais do que a pessoa que foi traída. O traidor pode avaliar como um ato improdutivo e pode se reavaliar mediante o ocorrido.

De acordo com os especialistas ouvidos pelo UOL, ainda que cada um lide com a situação de uma maneira diferente, o traído, sem dúvida, é o que mais sofre. "Quem foi traído sofre pela traição em si e pela dor de ver a confiança no parceiro quebrada.

Quando o homem está interessado, ele quer estar ao seu redor. Ele se mostra curioso para as coisas que você está fazendo, para a sua vida, e até para o que você fez até o dia de hoje. Claro, daqui para frente, ele espera dividir o tempo futuro com você.