O que leva o homem a viver em sociedade?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Os humanos, portanto vivem em grupo, entre outros motivos, porque assim se protegem mutuamente. Tanto para enfrentar a natureza como para atingir objetivos comuns. O grupo passa ser um mecanismo de defesa. Os humanos aproveitam-se de suas fraquezas para produzir forças.

O ser humano
“O homem precisa viver em sociedade” O homem precisa viver em sociedade, porém é necessário adequar-se ao convívio de pessoas que são ligadas pela necessidade de se ajudarem umas, às outras, a fim de que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos.

As primeiras cidades surgiram na Mesopotâmia e no Egito, onde o homem passa a organizar-se em sociedades. Nas cidades surge o comércio, no início o comércio era feito somente com os excedentes da produção, mas com o tempo passou-se a plantar visando o comércio.

A vida em sociedade é uma constante formadora do homem, a própria convivência social condiciona a sociedade e é condicionada por esta. A vida social capacita o homem e o modula, formando-o para determinada sociedade. Por sua própria essência, a espécie humana, possui uma carência encrustada em sua história.

O ser humano foi criado para viver em sociedade, mesmo com nossas diferenças, precisamos somar esforços, convivermos com harmonia, paz, respeitando as diferenças e reconhecendo os bons exemplos, ao invés das desavenças. Precisamos buscar o equilíbrio nas relações, a paz e a harmonia.

As relações podem ser estabelecidas também pelo modo de vida já que as pessoas que fazem parte da comunidade valorizam as tradições do seu povo, a cultura, a religião, é mais levado para o lado pessoal à proximidade, são pessoas que tem algo em comum.

As sociedades são compostas por grupos de pessoas com maior organização, geralmente esses grupos encerram em si as comunidades; e há nelas uma organização social feita por instituições, como o governo, a família, a escola e, quando há a quebra da ordem social, a polícia.

Resposta verificada por especialistas
O homem sempre conviveu em grupos, pois desde os primórdios foi necessário a criação dos mesmos para diversas caçadas em busca de alimento, isto foi desenvolvendo as relações sociais, o homem verificou que era mais forte desta maneira.

O homem vive em sociedade, convive com outros homens, interage metabolicamente com a natureza para prover as necessidades relacionadas à sua existência, impactando positivamente e/ou negativamente sobre a mesma e sobre si mesmo.

O sentido de nossa vida está em estarmos vivos e não em nossos bens materiais, emprego e mesmo família. Dependemos de tudo isso para sermos felizes, mas não para estarmos vivos. A vida sempre nos trará novas chances de felicidade, embora em alguns momentos esqueçamos disso.

Senso de comunidade
Viver em um lugar vai além de morar, é ter senso de pertencimento. Sendo assim, para quem valoriza uma vida mais harmônica, um ponto importante é a socialização com a vizinhança. As comunidades planejadas propiciam espaços de convivência que estimulam o convívio e a interação entre as pessoas.

A sociedade é universal e generalizada; A sociedade é ampla e abstrata; É uma rede de relações sociais que não pode ser tocada; Interesses comuns de várias comunidades estão presentes na sociedade.

Sociedade é uma relação ecológica que traz grandes benefícios, pois nela há divisão do trabalho e cooperação entre os membros do grupo. Um exemplo é a sociedade das abelhas. A vida em bando traz grandes benefícios para os animais, pois favorece a proteção do grupo e facilita a reprodução e a busca por alimentos.

Em uma sociedade de negócios, cada sócio se compromete fornecendo habilidades, especialidades e esforços em troca de uma porção, decidida por acordo, de lucros da empresa. Ao compartilhar o investimento, os sócios estarão delimitando a participação de cada um na sociedade.

Cada cultura registra o indivíduo, com a sua marca. Isso o influencia na estruturação da sua personalidade que é decorrente de uma combinação orgânica, dos padrões de sua cultura e de suas experiências individuais em contato com o mundo físico e social, como também influencia na sua identidade social.

Entre esses elementos temos: A cidadania, o exercício dos direitos e deveres, a moral e a igualdade perante a lei.

2) O que é importante? Com dezenas ou centenas de opções, é necessário estabelecer os pontos cruciais. Com base nos valores pessoais, pode-se definir o que é realmente importante na vida, neste momento e para que os objetivos sejam alcançados, até para dar sentido a cada passo que será dado.

VIVA O AGORA, VIVA O MOMENTO! O que realmente importa é o agora, é exatamente este tempo em que estamos vivendo, se há momentos em que não podemos fazer absolutamente nada, é justamente no passado e no futuro.

Os dois mais importantes dias da sua vida são os dias que você nasce e o dia que você descobre o porquê” Essa frase incrível é atribuída a Mark Twain e evidencia a importância e o motivo pelo qual tanto se fala em propósito nos dias atuais.