O que leva na mesa do Bori?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Bori é um ritual da religião tradicional iorubá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé, e principalmente os da candomblé Queto.

Reze para Ori. Lave primeiro a sua cabeça com água mineral. Apenas jogue a água por toda a cabeça e deixe escorrer para a bacia que fica abaixo deu sua cabeça (você esta ajoelado, em cima da esteira com o bacia a sua frente, abaixo de sua cabeça.).

No Brasil, além do domingo, as festas de preceito são as seguintes: Natal do Senhor Jesus Cristo (25 de dezembro); SS. Corpo e Sangue de Cristo (quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade); Santa Maria Mãe de Deus (1º de janeiro); Imaculada Conceição de Nossa Senhora (8 de dezembro).

Preceitos constitucionais
Quando um preceito desse tipo é descumprido ou corre risco de ser violado, pode-se utilizar uma ação judicial para evitar ou reparar o dano. Se o prejuízo for causado pelo Poder Público, a ação adequada é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

"Cobrir a cabeça (ori) é uma maneira de respeitar e preservar a parte do nosso corpo que canaliza a energia dos espíritos ancestrais e está sempre cheia de axé", diz Negra Jhô.

É aquele que guia, acompanha e ajuda a pessoa desde antes do nascimento, durante toda vida e após a morte, referenciando sua caminhada e a assistindo no cumprimento de seu destino. Ori em iorubá tem muitos significados - o sentido literal é cabeça física, símbolo da cabeça interior (Ori Inu).

Uma gamela forrada com folha de bananeira, coloca-se o pirão, o refogado de carne, em volta as bananas e no centro a maçã cortada em quatro partes. No canto superior esquerdo oferenda para o Orixá Bará, contendo milho torrado, pipoca e sete batatas inglesas, assadas e inteiras.

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

Como um todo, entretanto, são símbolos de distinção. No bori, tigelas de uvas, peras e maçãs, além de frutas mais populares, como mangas, bananas e melancias, estão à disposição, para serem consumidas sem restrições pelos "borizados".

Tomar Borí é também, estabelecer uma equilíbrio de energia entre seu estado físico e o energético, é criar um fluxo magnético entre o Orí Inú e o Orí Òde e, por consequência, sintonizar-se com seu Orixá, que por sua vez, nos levará a nossa ancestralidade, forças sobre naturais, o clímax, o Axé.

O Orixá não é nenhum carrasco que se você quebra o preceito, ele irá te punir até a morte. Mas claro, Orixá não é uma brincadeira que você cansa e desiste de brincar.

De acordo com a Igreja, todos os dias de Domingo são considerados Dias de Preceito, mas, além dos domingos, também algumas festas são consideradas Dias de Preceito, determinadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Solenidade: é o maior rango litúrgico que uma celebração pode receber na Igreja: Imaculada Conceição, Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Corpus Christi são solenidades e, além disso, são dias santos de guarda, isto é, jornadas nas quais os cristãos devem ir à missa e dedicarem-se ao descanso devido.

O primeiro preceito: não comer carne 24 horas antes do trabalho. Algumas casas pedem apenas que não se coma carne vermelha, outras casas pedem que não se coma nenhum tipo de carne, seja carne branca ou carne vermelha.

Dentro da Umbanda, o preceito é um rito preparatório baseado em privações e que vai muito além de não beber álcool, não praticar atos sexuais e não comer carne vermelha.