O que leva as pessoas a comprar mais do que necessita?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Resposta. isso é mais conhecido como consumismo. as pessoas sao ''induzidas'' por propagandas que as agradam,e que acabam convencendo-as a consumir.

Oferecer atendimento diferenciado
Tratar bem, escutar, demonstrar consideração durante a negociação, são motivos para o cliente comprar com um determinado vendedor, pois, ele conquistará a sua credibilidade.

Fatores Psicológicos
Motivação: vontade de satisfazer a necessidade de compra; Percepção: compreensão das necessidades e vontades; Aprendizagem: experiências anteriores; Crenças e atitudes: consumidor avalia positiva ou negativamente suas escolhas de consumo.

O consumismo é a ação de comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso ou desejo de comprar.

O consumismo tem profundas bases psicológicas. Como a Hierarquia das Necessidades Humanas de Maslow mostrou, não precisamos de muito para sobreviver fisicamente em nossa era moderna. Comida, abrigo e roupas são essenciais.

identificar suas receitas e despesas domésticas; identificar os gastos desnecessários; definir planos para poupar e investir seu dinheiro; entender seus direitos como consumidor para evitar cobranças indevidas.

Como convencer o cliente a comprar: 5 técnicas que funcionam!

  1. Exponha suas diferenças e limitações. ...
  2. Entenda se o seu cliente está pronto para comprar. ...
  3. Alinhe as expectativas. ...
  4. Conduza a negociações com praticidade e transparência. ...
  5. Antecipe-se.

A motivação dos vendedores é o que fará com que eles tragam os melhores resultados para a empresa. O papel do líder do time de Vendas é justamente conduzir o time comercial no alcance desses resultados. E, para levar as pessoas a alcançar seu ápice de performance, é necessário saber como motivá-las.

Para isso, organizamos um passo a passo de como despertar o desejo de compra no cliente.

  1. Quem está disposto a se mover agora. ...
  2. Sinais de urgência. ...
  3. Explore os sinais dos clientes. ...
  4. Forma como você faz as perguntas. ...
  5. Leve a conversa para a zona do negócio. ...
  6. Não deixe nada subentendido.

Causas do consumismo
O crescimento dos hábitos de consumo acontece após o aumento da produção industrial, o que ocorre a partir da Revolução Industrial, momento em que foram feitos mais investimentos na produção de serviços.

Alguns estudos apontam que as causas do consumismo são reflexo das diversas crises econômicas que o mundo já enfrentou e ainda enfrenta. A sociedade atual reconhece que o consumo é sinônimo de felicidade e bem-estar, e até mesmo de prestígio e de status.

A pessoa com comportamento consumista costuma ter muitos problemas financeiros. Em determinado momento ela começa a gastar mais do que ganha e transforma a vida financeira em um caos. Nesse caso, é impossível economizar, guardar dinheiro e alcançar objetivos que não sejam comprar.

Segundo especialistas, a compra por impulso está invariavelmente ligada à necessidade de satisfazer momentaneamente um desejo, muitas vezes para acobertar uma frustração. Neste estado, as pessoas deixam de ser racionais e agem apenas pela emoção.

Veja os principais fatores capazes de influenciar o comportamento do consumidor

  • Personalidade. A personalidade, o perfil comunicativo — amplamente explicado pela Neurociência — e a visão de mundo do cliente são alicerces de seu padrão de consumo. ...
  • Faixa etária. ...
  • Classe social. ...
  • Hábitos e cultura. ...
  • Experiência com a marca.

O vínculo emocional do consumidor é determinante no momento da sua decisão de compra. Nesse vínculo emocional estão inseridos todos fartotes emocionais que a marca, produto ou serviço despertam no consumidor. De forma geral, o vínculo emocional mede como o consumidor se sente em relação aquele produto.

Por outro lado, há fome, miséria e desigualdade. Assim, estamos em um mundo onde o ter é mais importante do que o ser. Neste mundo consumista, os adolescentes são o alvo mais fácil dessa escalada sem rumo, sendo hoje chamados de filhos do consumismo.

Na sociedade de consumo, as estratégias publicitárias e a obsolescência planejada mantêm os consumidores presos em uma espécie de armadilha silenciosa, num modelo de crescimento econômico pautado na aceleração do ciclo de acumulação do capital (produção-consumo-mais produção).

A principal característica que difere o comprar por necessidade e o comprar compulsivo é a desvinculação entre o que se compra e o que é necessário. Muitas pessoas denominam esse comportamento como Consumismo. Outras chegam a falar em um transtorno específico da compulsão por comprar, chamado Oniomania.

De acordo com pesquisa realizada pela NZN Intelligence, em agosto de 2022, 60,8% dos respondentes compram eletrônicos pelo e-commerce. Roupas, sapatos e acessórios aparecem em segundo lugar, com 42,4%, os eletrodomésticos vêm logo em seguida com 34,8%.

Não existe somente uma razão para explicar essas altas, mas sim uma combinação de três fatores: inflação, real desvalorizado e oferta e demanda. A gente te explica cada um deles a seguir.