O que leva ao glaucoma?

Perguntado por: tchaves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

Não, o glaucoma possui tratamento. Não é possível reverter os danos do glaucoma e melhorar a visão após a cirurgia, o objetivo é frear a doença e preservar a visão que o paciente possui.

De acordo com os cientistas, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de cafeína pode ter uma relação com o agravamento da pressão ocular. Além disso, pessoas obesas possuem um risco maior de apresentarem glaucoma.

Dormir com a cabeça elevada pode reduzir a pressão intraocular durante a noite e diminuir o risco de problemas de visão relacionados ao glaucoma”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Os resultados do estudo publicados na edição impressa de junho da Ophthalmology podem sugerir que os pacientes com um forte histórico familiar de glaucoma devem reduzir a ingestão de cafeína.

Uma das maiores recomendações dos especialistas a pacientes com glaucoma é a prática regular de exercícios físicos. A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, natação e corrida, ajuda muito na diminuição da pressão intraocular.

No caso de glaucoma agudo, é muito comum sentir dores nos olhos e na cabeça, principalmente na região da testa. Isso acontece porque o aumento repentino da pressão intraocular leva a uma resposta diferente dos nervos, transmitindo essa sensação de que algo está dolorido.

A cirurgia de glaucoma é feita a laser, normalmente com anestesia local e, na maioria das vezes, em ambiente totalmente ambulatorial. A tradicional tem como objetivo principal ampliar o canal de escoamento do humor aquoso, de modo que ele não se acumule.

Um estudo publicado em 2019 na JAMA Ophtalmology, por exemplo, indica que uma dieta mais balanceada — incluindo vegetais de folhas verdes, alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 e consumo moderado de chás quentes —, são medidas que podem ser protetivas na alimentação para portadores de glaucoma.

Peixes, como salmão, atum, sardinha e halibute contêm altos níveis de ácidos gordos ómega-3, e as investigações sugerem que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver, mais tarde na vida, doenças oculares. Além disso, a ingestão de mais ómega-3 diminui a pressão ocular relacionada ao glaucoma.

O médico especialista em glaucoma pode ajudar no tratamento para estacionar a doença e até mesmo prevenir a cegueira em muitos casos. Estima-se que 60 milhões de pessoas no mundo são acometidas de Glaucoma e destes, 4,5 milhões poderão estar cegos por causa do Glaucoma em alguns anos.

Pode ficar tranquilo. Assistir TV durante muito tempo, uso intenso do computador ou ler durante um longo período são atividades que não causam aumento da pressão intraocular.

3. Ovos. As gemas dos ovos são ricas em luteína e zeaxantina, nutrientes com forte poder antioxidante e que atuam prevenindo a degeneração macular, uma doença que pode levar à cegueira por preservar os pequenos vasos sanguíneos que irrigam os olhos.

Mito. Não é uma doença contagiosa, portanto ele ocorre de forma diferente entre cada olho. Pacientes de glaucoma podem usar lentes.

Independente de ela ter diagnóstico de glaucoma, não costumamos recomendar mais do que 1 h em qualquer tipo de equipamento eletrônico (ou celular ou tablet ou outro) por poder contribuir para o surgimento de outros problemas oculares.

Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, essas frutas são fundamentais na prevenção de degeneração macular, da catarata e da progressão de doenças, como o glaucoma. Laranja, acerola, morango, limão, abacaxi e maracujá são bons exemplos de frutas cítricas para serem adicionados à dieta.