O que leva a pessoa ter trombose?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas atitudes que podem prevenir a manifestação da doença, sendo elas:

  1. Praticar exercícios ou fazer pequenas caminhadas regularmente.
  2. Manter um peso ideal.
  3. Mover as pernas após muito tempo em repouso.
  4. Utilizar meias elásticas.
  5. Evitar o uso de cigarro.

Quando é realizado o exame que detecta a trombose?

  1. Inchaço de uma perna, ou ao longo de uma veia específica;
  2. Dor ou falta de sensibilidade na perna;
  3. Vermelhidão ou arroxeamento do membro;
  4. Sensação de quentura no local do inchaço.

Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Os sintomas clássicos incluem:

  1. dor;
  2. inchaço;
  3. calor;
  4. vermelhidão;
  5. cãibras nas pernas;
  6. dor nas pernas que piora quando dobra o pé;
  7. descoloração da pele azulada ou esbranquiçada.

"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Caracterizada por dor, inchaço, sensação de queimação e mudanças na cor da pele, a Trombose Venosa Profunda é uma doença perigosa, que pode se manifestar na perna, já que, segundo o médico, as veias da perna têm maior dificuldade de transportar o sangue para o coração.

Alimentação para prevenir a trombose

  • Frutas ricas em água na composição. A recomendação do topo da lista é caprichar na ingestão de água para evitar desidratação e inchaços. ...
  • Laranja, acerola e goiaba. ...
  • Amendoim contra trombose. ...
  • Pepino. ...
  • Alho para prevenir trombose. ...
  • Gengibre. ...
  • Abacaxi. ...
  • Salmão na alimentação para prevenir trombose.

O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.

O ideal, inclusive, é que você consuma peixes variados: salmão, atum, sardinha, cavalinha, truta e anchovas. O ácido graxo ômega 3, em especial, ajuda a "afinar" o sangue e a prevenir doenças cardiovasculares.

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos anticoagulantes como a heparina ou varfarina e, nos casos mais graves, cirurgia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações como a embolia pulmonar.

A elevação dos membros inferiores ajuda na diminuição do inchaço pós trombose. Não há um tempo mínimo ou máximo. Utilizo esta estratégia até diminuição do edema e retorno às atividades de rotina e quando já se consegue vestir a meia elástica.

A Anvisa alerta que casos raros de trombose em combinação com trombocitopenia (TTS), associados a vacinas contra Covid-19 com vetor de adenovírus, têm sido detectados no Brasil e no mundo. O diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais nesses casos.

Um ultrassom Doppler é a principal resposta para a pergunta: qual exame detecta trombose? Ele é um teste que usa ondas sonoras de alta frequência para medir a quantidade de fluxo sanguíneo através de suas artérias e veias, geralmente aquelas que fornecem sangue para seus braços e pernas.