O que leva a pessoa ter refluxo?

Perguntado por: asales . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Em geral, o refluxo gastroesofágico surge devido a alterações anatômicas ou no funcionamento do esfíncter, estrutura que está presente entre o esôfago e o estômago e que tem como função permitir a entrada do alimento no estômago, impedindo seu retorno.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição que traz muito prejuízo à qualidade de vida do paciente. Quando não tratada adequadamente, a condição pode ser perigosa, causando várias complicações.

A dieta para refluxo gastroesofágico deve ser rica em fibras, frutas, legumes e alimentos integrais. É muito importante evitar o consumo de ultraprocessados e alimentos de difícil digestão ou que deixem o estômago irritado como frituras, refrigerantes e pimenta.

Instruções: Em água fervente coloque o chá de camomila, deixe por alguns minutos, adicione o líquido em um Copo e sirva-se. Para notar resultados é recomendado fazer o chá e tomar de duas a três xicaras por dia. Com efeitos alcalinizantes o vinagre de maçã ajuda na prevenção do refluxo, por sua composição ácida.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.

Sintomas extraesofágicos

  • Dor torácica não cardíaca;
  • Globus faríngeo - sensação de bolo na garganta;
  • Asma;
  • Tosse crônica;
  • Dor de garganta e rouquidão;
  • Apneia do sono;
  • Alterações dentárias.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos. Existem remédios que auxiliam na redução da acidez do suco gástrico.

Legumes como alcachofra, pepino, abóbora e aspargo possuem propriedades que também ajudam a cuidar do trato digestivo. Amêndoas, água de coco, vinagre de maçã, gengibre, salsa e erva-doce são outros alimentos que não devem faltar na dieta para pacientes com refluxo gastroesofágico.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.

Quem tem refluxo pode comer alimentos de origem animal como leite e seus derivados, mas estes precisam ser desnatados. “A gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido, por isso, ao consumir leite ou derivados lácteos, é importante que sejam desnatados.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Como melhorar a qualidade do sono quando se tem refluxo?

  1. Cuidado com a alimentação. Alguns alimentos e bebidas podem acentuar a incidência de refluxo. ...
  2. Não deite após comer. Ir para a cama logo depois de comer pode causar refluxo. ...
  3. A posição na hora de dormir. ...
  4. Use uma almofada antirefluxo.

Líquido azedo na boca; Sensação de ter um “nó na garganta”; Dificuldade em dormir por várias horas (pelo incômodo causado pelos sintomas); Doenças pulmonares que se repetem, como pneumonias, bronquites e asma.

O primeiro é o gastroesofágico, que é o mais conhecido. Neste, não existe a reclamação de efeito na via aérea. O segundo é o refluxo laringofaríngeo, quando a acidez do estômago pode seguir por todo o caminho, chegando até a garganta e os pulmões, causando ainda mais incômodo.

O mais importante é que não esperar muito tempo para procurar um médico quando os sintomas de refluxo aparecem. Se persistirem por mais de uma semana sem que você tenha feitos grandes alterações nos hábitos alimentares, procure um especialista.

Pode. Contudo, o que não pode é encher o estômago de café ou de água. O que não pode, portanto, é beber café ou água depois de ingerir um monte de alimentos naquele típico almoço de família. Portanto, tudo com moderação pode e não causa o problema.

Carnes brancas/magras
Carnes magras, como frango, peixe e frutos do mar, possuem um teor de gordura mais baixo que carnes vermelhas e ajudam a reduzir os sintomas de refluxo. Procure incorporar ao seu prato essas carnes grelhadas ou cozidas, mas não fritas.