O que leva à falta de atenção?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.

Pode se manisfestar de duas formas: com ou sem hiperatividade. No primeiro caso, chamamos de Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), e no segundo, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A ansiedade também pode levar à dificuldade de concentração. Pessoas ansiosas tornam-se desatentas por estarem concentradas na preocupações e ruminações que possuem. No TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — os pacientes podem ter sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

A falta de atenção e concentração pode ter vários motivos: problemas emocionais, quadros psiquiatricos, neurológicos, etc. Devido a isto seria indicado você buscar uma ajuda profissional para entender as causas desses problemas.

O transtorno normalmente é desencadeado por estresse grave, especialmente abuso emocional ou negligência durante a infância ou outros estresses importantes (como sofrer ou testemunhar abuso físico). A sensação de desligamento de si próprio ou do ambiente pode ocorrer de maneira intermitente ou contínua.

Quando a distração pode ser o sintoma de algum problema
A psiquiatra Maria da Graça de Castro explica que, muitas vezes, ela é um pré-requisito para o chamado Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH). A especialista explica que o transtorno, geralmente, inicia na infância e persiste na vida adulta em 60 e 70% dos casos.

TDAH não tratado resulta em desfechos desfavoráveis como evasão escolar, atraso na aprendizagem, dificuldade de colocação profissional, dificuldade de adaptação social, uso de drogas ou outras substâncias, entre outros.

As formas naturais de auxiliar no tratamento desta síndrome são o controle da alimentação, evitando-se alimentos ricos em corantes e açúcares, como pirulitos, balas e gelatina, estímulo à prática de atividades físicas, além da realização de terapias alternativas como meditação e acupuntura, que são muito úteis para ...

Alguns tratamentos podem funcionar tanto para o TDAH quanto para a ansiedade, como:

  1. Terapia Cognitiva-Comportamental.
  2. Técnicas de relaxamento e meditação.
  3. Medicamentos prescritos.
  4. Efeitos da medicação para TDAH em sua ansiedade.

Mais foco: 7 exercícios para melhorar sua concentração

  1. Procure ambientes que oferecem menos distrações. Parece uma sugestão óbvia, mas você já tentou fazer isso? ...
  2. Pratique meditação. ...
  3. Faça exercícios físicos. ...
  4. Faça listas. ...
  5. Use mais sua memória. ...
  6. Divida tarefas grandes em várias partes. ...
  7. Estabeleça prazos para suas tarefas.

Entre os alimentos que ajudam a turbinar o raciocínio, ganhar foco e preservar as lembranças, estão o espinafre, o brócolis, o abacate, o suco de uva, o azeite de oliva, chás, peixes, nozes, castanhas e o chocolate amargo.

Excesso de distração, dificuldade de concentração é um dos sintomas mais típicos do do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção, com ou sem hiperatividade, que pode afetar tanto crianças e jovens quanto também adultos.

Os resultados revelaram que estruturas como a amígdala cerebral, acúmbens e hipocampo, responsáveis pela regulação das emoções, motivação e o chamado sistema de recompensa (que modifica nosso comportamento através de recompensas) são menores nos pacientes com TDAH.

A dificuldade de atenção passageira pode ser causada por algumas disfunções do nosso organismo. "Aspectos emocionais e doenças, como anemia, depressão e ansiedade. podem estar associadas ao problema", explica Paulo.

Como é feito o diagnóstico do TDAH? O diagnóstico do TDAH é clínico, realizado por meio de avaliações médicas, educacionais e psicológicas. Dessa forma, envolve uma equipe multidisciplinar que, em conjunto com os pais da criança, encontram coerência entre os comportamentos e os sintomas do TDAH.

5 sinais de quem possui transtornos mentais

  • Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  • Está sempre ansioso ou tenso. ...
  • Humor se altera com facilidade. ...
  • Tem se afastado das pessoas. ...
  • Esquecimento frequente.

A Síndrome de Hulk pode ser classificada como um transtorno onde o paciente apresenta episódios de raiva desmedida e pode ser bastante prejudicial no ambiente de trabalho. O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) foi nomeado popularmente como Síndrome de Hulk em homenagem ao personagem da Marvel.