O que leva à fadiga muscular?

Perguntado por: lcaetano5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Em geral, a fadiga muscular é causada pelo excesso de exercício, mas outros fatores, como falta de sono, estresse, desidratação e alimentação inadequada podem afetar a capacidade muscular. As vitaminas, por exemplo, têm papel importantíssimo na manutenção da saúde dos músculos.

Fadiga muscular é um mecanismo de autodefesa, que protege o corpo do esforço excessivo e pode desencadear o mecanismo de contração dos músculos. É uma diminuição da capacidade de realizar uma ação muscular voluntária máxima ou uma série de ações musculares repetitivas.

Dores musculares; Dificuldade de levantar pela manhã mesmo após boas horas de sono; Imunidade baixa (facilidade para contrair doenças).

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Manter o corpo hidratado é fundamental para o funcionamento do corpo como um todo, seja para melhorar a digestão, a absorção de nutrientes e até mesmo para regular a temperatura corporal. Por isso, beber bastante água durante o dia é recomendado para afastar a fadiga.

Suco de maçã, laranja e limão. Este poderoso remédio caseiro para fadiga tem grande poder regenerador, é ideal para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças.

Fadiga é quando uma pessoa sente uma forte necessidade de descansar, e tem tão pouca energia que é difícil começar e manter uma atividade. A fadiga é normal depois de exercícios físicos, estresse prolongado e de privação do sono.

Vitaminas do complexo B
Uma deficiência de vitaminas do complexo B limitam, portanto, a produção de energia, promovendo a sensação de cansaço. Outra conexão importante entre as vitaminas B com a fadiga é a anemia.

Por isso, incluir alimentos com vitamina B9 ou iniciar uma suplementação alimentar pode ser interessante para diminuir o cansaço e o desânimo.

Vitamina B12
Encontrados em alimentos como ovos, peixes de água fria, leites e derivados, esses nutrientes se transformam em energia quando consumidos. Neste caso, pacientes com nível baixo podem se beneficiar da suplementação vitamínica em conjunto com uma alimentação adequada.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.

Gervão roxo, stevia, guaraná são algumas ervas contra fadiga indicadas.

Vitamina C
Ajuda na manutenção de uma função suprarrenal adequada. Da mesma forma, a vitamina C pode ajudar a evitar a fadiga associada a algumas condições.

A fadiga muscular pode ser classificada em dois tipos e depende do tipo de atividade física realizada, duração, além de fatores fisiológicos, entre outros.

vitamina D

Regeneração muscular
A vitamina D, então, auxilia no processo de “cura” indiretamente, já que é importante na constituição de células do tecido muscular que sintetizarão as proteínas regeneradoras durante a atividade física. Essa regeneração é o que leva ao aumento da massa muscular.

No pós-treino, adicionada de algum tipo de proteína, a banana ajuda a repor o potássio perdido no suor e complementa a receita para recuperação muscular. Além disso, é uma das melhores frutas para o corredor em vários outros momentos.