O que leva a distração?

Perguntado por: larruda7 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Alguns elementos que podem gerar distrações são o uso excessivo de eletrônicos, estresse, má alimentação, uso de álcool e drogas e algumas psicopatologias. Se o problema for só distração, uma mudança de hábitos é suficiente para solucionar.

Sintomas de desatenção
Não parece ouvir durante as conversas, parecendo distraído internamente, pensando em outras coisas. Dificuldade em seguir instruções e terminar uma tarefa devido a desvios de atenção ou perda de foco. Evita tarefas que envolvam esforço mental por longos períodos, como trabalhos escolares.

As pessoas com Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) têm o cérebro levemente menor, segundo um estudo divulgado que reitera que se trata de uma alteração física, e não apenas de uma má conduta.

E existem dois tipos de distrações, a interna e a externa.

Psicólogo: A distração aparece porque algum assunto interno ou externo está chamando mais a atenção e pode se tornar incontrolável voltar o foco para onde pretendia inicialmente.

Dificuldade de concentração, agitação, distração e atitudes impulsivas podem ser sinais de TDAH, o transtorno de deficit de atenção com hiperatividade. A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção.

Especificamente naqueles casos diagnosticados com TDAH, o medicamento mais recomendado é o metilfenidato, considerado como o tratamento de primeira linha, é vendido no Brasil com os nomes comerciais de Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta®.

Afaste as distrações.

  1. Combata as distrações e tente se concentrar em uma tarefa de cada vez para otimizar a sua capacidade de prestar atenção. ...
  2. Também existem aplicativos de celular e computador que ajudam o usuário a se concentrar no trabalho. ...
  3. Você também pode reduzir os estímulos sensoriais.

Dividir tarefas ou exercícios longos em partes menores e monitorar o cumprimento de cada uma das partes. Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em longo prazo. Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias ou agendas.

IMATURIDADE (Emocional, cognitiva, comportamental) A imaturidade é uma das características do transtorno. Por isso é tão comum crianças com TDAH apresentarem imaturidade psicológica e dificuldade no controle das emoções. Crianças com TDAH funcionam verbal e emocionalmente como se fossem mais novas.

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.

O primeiro é diversão, lazer. O segundo é falta de atenção, pouca concentração. Como diversão e lazer, a “distração” tem sempre espaço em nossas vidas – ou pelo menos é bem desejada!

Você também pode gerenciar a distração digital pelo app Configurações.
...
Na primeira vez que usar o modo Relaxar, você vai escolher opções como:

  1. Horários de início e de fim;
  2. Se a tela do seu smartphone vai parar de usar cores (escala de cinza);
  3. Se quer ativar o modo Não perturbe;
  4. Quando ligar o Modo noturno.

Divisão ou separação do que estava junto ou concentrado.

Causas da dificuldade de concentração. Um dos primeiros fatores é o cansaço mental, normalmente aliado ao estresse. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ritmo de trabalho atual, com suas condições, obrigações e frequentes estímulos, ultrapassa os limites do corpo e da mente.

Entre as profissões que podem ser interessantes para quem tem TDAH estão: Assistente social, cuidador ou terapeuta – são trabalhos que exigem empatia e paixão por ajudar outras pessoas mais vulneráveis.

Onde fazer o teste para TDAH
O primeiro passo para fazer o teste para TDAH é agendar uma consulta com um profissional médico ou de saúde mental. Um diagnóstico clínico algumas vezes envolve a coleta de informações de várias fontes, incluindo professores, pais ou cuidadores.

Uma boa alternativa para ajudar essas pessoas a focar, é um exercício de alternância. Uma vez que elas entendam que precisam se concentrar, nem que seja eventualmente em coisas práticas, pode-se treinar um 'liga-desliga', do tipo agora estudo, mais tarde sonho. Obvio que não é fácil, mas, é possível exercitar.