O que leva a desmotivação no ambiente de trabalho?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Diversas vezes, as causas de desmotivação tem relação com erros de gestão, o que exige melhor desempenho e atenção, tanto do setor de RH, quanto dos líderes de equipes, que devem trabalhar para evitar que essas causas se tornem um problema ainda maior.

Um dos motivos que também desmotiva os colaboradores é ter metas impossíveis. Afinal, se o objetivo é algo impossível, os funcionários não se sentem motivados a cumpri-la ou acreditam que eles não são bons o suficiente no que fazem.

Muitos podem ser os fatores que podem causar o desânimo no ambiente de trabalho. Esgotamento profissional por trabalhar muitas horas ou durante o final de semana, prazos apertados para entrega de resultados, um chefe abusivo com a equipe, são apenas alguns exemplos.

Um dos descuidos mais comuns e que costuma prejudicar o ambiente de trabalho é quando a liderança assume o controle sobre as decisões que afetam diretamente as atividades dos colaboradores. Sentir que pertence a um grupo ou organização também passa por participar das soluções.

A lista de motivos levam à insatisfação no trabalho pode ser longa. Entre os itens mais comuns estão: atritos entre pessoas com pensamentos diferentes, falta de valorização, ausência de diálogo com a chefia, poucas perspectivas de crescimento etc.

As razões do desânimo do funcionário para com seu trabalho podem ser várias, mas, em geral, dizem respeito: 1) aos seus objetivos profissionais e pessoais não estarem sendo alcançados através da empresa; e 2) às preocupações do colaborador com o grupo familiar não estarem sendo consideradas pela organização.

4 sinais de que seu funcionário está desmotivado

  1. Queda de produtividade. Embora a queda de produtividade não seja fácil de medir ela é fácil de ser notada. ...
  2. Doenças e faltas frequentes. ...
  3. Mau comportamento. ...
  4. Reclamações de outros membros. ...
  5. Ajudando a trazer a motivação de volta.

Aumento de absenteísmo. Passar muito tempo longe da estação de trabalho. Atrasos frequentes. Mudanças de comportamento e humor.

Burocracia irrita profissionais no ambiente de trabalho (Foto: Divulgação/Soulworking)

  • Gestão mal estruturada e sem planejamento.
  • Falta de feedback.
  • Falta de reconhecimento.
  • Áreas de suporte pouco ágeis ou de baixa performance.
  • Burocracia.

A principal causa da desmotivação é a ausência de reconhecimento. Quando o profissional não é objeto de gratidão pelo que faz. Embora o indivíduo saiba que é um empregado, ser só “mais um” empregado é um fardo muito maior. Ser só mais um não significa não ser nada.

Os 5 ERROS que podem atrapalhar seu crescimento profissional (Convite Supimpa)

  • Falta de planejamento estratégico. Muitos profissionais embarcam em suas carreiras sem um plano claro em mente. ...
  • Dificuldade de lidar com mudança no mercado. ...
  • Falta de inteligência emocional. ...
  • Não investir na marca pessoal.

Quando a volta ao trabalho se torna uma tarefa muito árdua, é necessário entender as razões desta falta de vontade de trabalhar. Rotina estressante, falta de reconhecimento, sobrecarga de tarefas, insatisfação salarial são apenas alguns fatores que contribuem para o desaparecimento vagaroso da vontade de trabalhar.

O ambiente de trabalho é composto por diversos desafios: seja a convivência entre as gerações diferentes, a organização de processos ou a inserção de novas tecnologias. Para o crescimento das empresas, é preciso conhecer quais são as tendências, as necessidades e os desejos da equipe interna e dos clientes.

6 principais problemas no trabalho que afetam sua produtividade

  • 3 – Mau relacionamento com os colegas. A falta de sintonia de um profissional com o seu time pode causar problemas além da convivência, e um deles é a falta de produtividade. ...
  • 4 – Problemas de concentração. ...
  • 5 – Insatisfação profissional. ...
  • 6 – Insegurança.

Trabalhar sob pressão não é nada positivo e uma das principais causas da improdutividade. Embora algumas empresas digam abertamente que os seus colaboradores devem aprender isso, a verdade é que pressionar as pessoas só vai deixá-las ansiosas. Isso afeta o bem estar do trabalhador, comprometendo as suas entregas.