O que leva à dependência?

Perguntado por: imoreira2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

A dependência pode ocorrer pelo vício em uma ou mais substâncias psicoativas, tais como bebidas alcoólicas, fumo, cocaína, crack, maconha e outras.

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ ...

Significado de Dependente
Que não se consegue se manter sozinho e vive à custa de outrem. Que expressa dependência, que está sujeito a algo ou alguém. Que não se consegue livrar de algo, especialmente de um hábito ou vício.

Como deixar de depender emocionalmente de outras pessoas

  1. Reconheça os sintomas da dependência. ...
  2. Mantenha ou recupere seu espaço individual. ...
  3. Valorize outras pessoas sem as idolatrar. ...
  4. Tenha autonomia para tomar decisões. ...
  5. Procure ajuda profissional.

Entender os riscos e as consequências negativas da utilização das drogas é essencial para criar estratégias de prevenção da dependência química. Outra atitude importante é tentar compreender os fatores que podem levar uma pessoa a consumir drogas, especialmente em situações de vulnerabilidade social e emocional.

Quais são as fases da adicção em drogas?

  • Compulsão. A compulsão, geralmente, vem acompanhada de sintomas como o estresse e a ansiedade pelo uso de determinada substância, em busca da sensação de alívio momentâneo que ela proporciona. ...
  • Abstinência. ...
  • Preocupação. ...
  • Negação. ...
  • Aceitação.

Diversas abordagens psicoterapêuticas têm sido eficazes no tratamento da dependência química, entre elas a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia em grupo e a terapia ocupacional.

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

Tipos de dependência: quais são as mais comuns em jovens?

  • Dependência de drogas lícitas. O álcool, devido a seu alto grau de aceitação social, é a droga cuja dependência é mais comum. ...
  • Dependência de drogas ilícitas. ...
  • Dependências emocional e tecnológica. ...
  • Tratamento de dependências.

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga. Ela também atinge outros órgãos no corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.

A dependência emocional caracteriza-se pelo apego excessivo a outra pessoa. Esta pode ser um cônjuge, um parente ou um amigo. Todavia, é mais comum ver esse tipo de dinâmica em relacionamentos amorosos, onde são investidas mais emoções e sentimentos.

A dependência emocional não tem uma 'cura' concreta, mas existem alternativas muito eficazes que podem te ajudar a diminuir de forma considerável o problema. Durante o tratamento você verá que são tarefas simples, mas que podem não ser de fácil execução, pelo menos não no primeiro momento.

O amor não é egoísta ou egocêntrico, é o amar sem esperar a volta. Já a dependência emocional é totalmente o contrário, pois é carregada de ego. Você acredita que apenas será feliz ou sobreviverá se o outro estiver contigo.

4 fatores de risco que podem indicar dependência química

  • Círculo social. É muito comum pessoas terem o seu primeiro contato com as drogas ainda na infância. ...
  • Traumas. Uma situação de intenso estresse ou alguma perda podem levar uma pessoa a buscar conforto no consumo de drogas. ...
  • Transtornos mentais. ...
  • Vulnerabilidade.