O que ler para ter cultura?

Perguntado por: avarela . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Os 15 melhores livros para expandir a sua mente em 2022

  1. A gente mira no amor e acerta na solidão, de Ana Suy (2022) ...
  2. Sonho Manifesto, de Sidarta Ribeiro (2022) ...
  3. Orçamento sem falhas, de Nath Finanças (2021) ...
  4. Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo, de Eliane Brum (2021)

Significado de Ilegível
adjetivo Que não se consegue ler; indecifrável: documento ilegível; letra ilegível. Que não pode ser lido com clareza; cuja leitura é muito difícil; incompreensível.

Sim, toda pessoa inteligente, que tem um impacto duradouro, tem o hábito de ler. Não importa se estão lendo roteiros ou sobre neurociências; as pessoas que mudam os padrões da indústria são aquelas que leem livros. Os maiores de todos os tempos não apenas leem – eles leem de forma consistente.

Amplia o repertório de vocabulário
Além de todos os benefícios para o cérebro, a leitura ajuda a desenvolver as capacidades ligadas ao aprendizado, pois amplia nosso vocabulário, nos faz relembrar regras de ortografia e gramaticais, favorece a melhora da escrita e auxilia no desenvolvimento do nosso senso crítico.

Em A arte de ler mentes, Henrik Fexeus ensina tudo o que você precisa saber para influenciar pessoas e ler os sinais conscientes e inconscientes emitidos pelo corpo, pela mente, pela fala e pela personalidade de cada indíviduo.

Como vimos, com a leitura profunda, o cérebro é estimulado para desenvolver e fortalecer o raciocínio analítico e lógico, bem como a empatia, a inteligência e a imaginação. Dessa forma, essa prática ajuda o cérebro na habilidade de raciocinar em níveis mais complexos.

Como acontece em todas as pesquisas, e sem nenhuma surpresa, a Bíblia Sagrada figura no topo de todos os rankings, sendo o livro mais lido do mundo e também o mais lido do Brasil.

Romance: depende muito do decorrer da história, mas pode ser uma boa opção; Poesias e crônicas: causa boas sensações e é muito indicada; Livros religiosos: indicados para ler antes de dormir.

Uma pessoa culta pode ser alguém com gostos ecléticos para a leitura, que assiste a filmes clássicos e bem escritos e que aprecie arte de requinte. Ter cultura também quer dizer ter conhecimento sobre o mundo e seus idiomas, entender a política e saber um pouco de história geral.

Confira, a seguir, cinco maneiras de estimular o cérebro e desenvolver a inteligência.

  1. 1 Avance o máximo possível nos estudos. ...
  2. 2 Escolha uma atividade profissional desafiadora. ...
  3. 3 Explore novos assuntos. ...
  4. 4 Estude e pratique música. ...
  5. 5 Prefira o lazer inteligente.

A leitura ajuda a criar um bom vocabulário, ajuda na expressão e a escrever as palavras corretamente. Isso por si só já mostra como é um hábito que exercita a suas capacidades mentais. Além disso, ler ainda estimula a pensar sobre diversos assuntos, absorver novas opiniões e refletir sobre o que foi dito.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

Dislexia é uma transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica.

Se você quiser ler mais rápido mantendo a compreensão da leitura, confira estas sete dicas.

  1. Visualize o texto. ...
  2. Planeje seu ataque. ...
  3. Esteja atento. ...
  4. Não leia cada palavra. ...
  5. Não leia todas as seções. ...
  6. Escreva um resumo. ...
  7. Pratique corridas cronometradas.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.