O que Labão fez com Jacó?

Perguntado por: umendes7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Labão também ficou zangado com Jacó por ter levado suas filhas. Também lemos, porém, que Labão tratou Jacó e suas próprias filhas injustamente nos vinte anos que Jacó morou entre eles. De fato, ele até negou às filhas a herança a que tinham direito.

10 vezes

queria dizer incontáveis vezes, ou seja muito mais de. 10. Se pararem para pensar, Deus usa Labão para.

Em Gênesis, Jacó (Miguel Coelho) será enganado por Labão (Heitor Martinez) mais uma vez. Entretanto, o marido de Lia ( Michelle Batista) ouvirá a voz de Deus (Flávio Galvão) e enriquecerá. Ele se transformará no dono do maior rebanho de Padã-Arã.

27 Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: "O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa"? 28 Será que você não sabe?

Rapidamente Raquel chegou ao poço. Ao vê-la, imediatamente Jacó removeu a pedra do poço e deu água às ovelhas de Labão. Provavelmente a pedra que cobria o poço era pesada, e a atitude de Jacó certamente deu uma boa impressão de sua utilidade para o trabalho. Após fazer isso, Jacó beijou Raquel e chorou.

Isso não depende do diabo, nem de Deus, apenas de você. Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira.

Depois de vários anos de serviço prestado por Jacó, Labão não consegue mais prendê-lo sob suas rédeas. Em sua última atitude contra o sobrinho, ele tenta enganá-lo mais uma vez, mas sem sucesso. Durante os últimos anos, Jacó consegue mudar de vida e fica muito rico, aumentando ainda mais a inveja de Labão.

30 E chamou Jacó o nome daquele lugar aPeniel, porque dizia: bVi Deus cface a face, e a minha alma foi salva. 31 E saiu-lhe o sol, quando passou por Peniel; e manquejava da sua coxa.

Jacó presta testemunho do Salvador repetidas vezes e chama ao arrependimento seu povo e aqueles que um dia leriam suas palavras. Ele ensinou e demonstrou o quanto é importante ser diligente em cumprir os chamados de Deus. Alertou seu povo quanto aos perigos do orgulho, da riqueza e da imoralidade.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

Por causa do orgulho e de sua grande riqueza, os nefitas do tempo de Jacó cometeram muitos pecados, principalmente o pecado da imoralidade.

Revoltado, Jacó conversou com Labão e, em um novo acordo, trabalhou por mais sete anos para seu sogro para, enfim, casar-se com aquela mulher que viu no poço.

Labão: Significa "claro". Progenitor de Lia, casada com Jacó.

Portanto, o que Jacó tinha feito a outra pessoa, fizeram a ele. Jacó então entendeu o que era ser enganado. Ironicamente, Deus ensinou Jacó sobre seu próprio engano por meio do engano de Labão. Embora, como “enganador” (Gn 27:12, ARC), Jacó soubesse bem o que significava isso, ele se surpreendeu quando foi vítima.

Ao responder ao anjo que seu nome era Jacó, o patriarca assumiu seus erros do passado e tomou uma atitude corajosa: “eu reconheço que errei, que cometi erros, que tomei decisões equivocadas e fiz escolhas erradas! Eu faço jus ao meu nome. Eu sou Jacó mesmo: enganador e usurpador.

O final da vida de Jacó
Jacó passou a residir mais uma vez na Palestina. Já seu irmão Esaú foi a Seir, e lá formou uma nação (Gênesis 33:16). Os anos seguintes não foram fáceis para Jacó. Seus filhos Simeão e Levi tiveram sério conflitos com os filhos de Hamor por conta do problema com Diná (Gênesis 34).