O que Juscelino Kubitschek defendia?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Durante todo o seu mandato, o país viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Por seu plano de governo ter sido centrado no desenvolvimento econômico e social, Juscelino tornou-se reconhecido como o "pai do Brasil moderno".

Mineiro da cidade de Diamantina, Juscelino Kubitschek foi médico e político. Dessa forma, sua gestão como presidente ficou famosa pelo enorme estímulo ao desenvolvimento industrial. Por outro lado, ele também entrou para a história como um relevante causador do endividamento público brasileiro.

O presidente que por mais tempo governou o Brasil foi Vargas, que o fez por 14 anos, 11 meses e 26 dias ou 5 474 dias seguidos e, posteriormente, mais 3 anos, 6 meses e 23 dias ou 1 301 dias seguidos, totalizando 18 anos, 6 meses e 19 dias ou 6 775 dias como líder do poder executivo.

50 anos em 5

O governo JK (1956 – 1960) – com o slogan “50 anos em 5” – adotou estratégias e políticas que tinham como objetivo central expandir a economia brasileira.

O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Com o projeto urbanístico aprovado, Juscelino escolheu Oscar Niemeyer como o arquiteto responsável pela construção dos monumentos. O carioca foi autor das principais estruturas da cidade: o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.

Por meio de políticas de distribuição de renda, do estímulo ao crédito, do aumento real do salário mínimo, da criação de empregos e também da ampliação do acesso à educação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu algo inédito na história do Brasil: crescimento econômico com inclusão social.

Criou o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. Decreto nº 11.495, de 18 de abril de 2023. Lula criou o Conselho da Federação, colegiado formado por 18 integrantes, sendo 6 de cada esfera do Poder Executivo (federal, estadual e municipal).

Às vésperas da posse presidencial, a nova pesquisa divulgada pelo Datafolha apontou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governou o país de 2003 a 2010, é considerado o melhor governante da história do país para 37% dos entrevistados.

No entanto, com o golpe militar de 1964, foi acusado pelos militares de corrupção e de ser apoiado pelos comunistas. Como consequência, teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos. A partir de então, passou a percorrer cidades dos Estados Unidos e da Europa, em um exílio voluntário.

O Plano de Metas é um instrumento de planejamento e gestão que auxilia as prefeituras a definir as prioridades e ações estratégias do governo ao longo dos quatro anos de mandato.

Apesar da incredulidade de muitos, a transferência era fato consumado e, cada vez mais, tomava contornos irreversíveis – ora pelo rápido andamento das obras, ora pela ação do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), que contornava e negociava com grupos de oposição a aprovação de seu projeto.

O formato da área é popularmente comparado ao de um avião, ou seria o pássaro Íbis. Brasília – capital do Brasil e sede do Governo do Distrito Federal.

Antônio Carlos Carpintero

Na visão do arquiteto e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Carlos Carpintero, foi a topografia do terreno a responsável por definir o desenho de Brasília. E, assim, a imagem aérea “acabou recebendo os atributos de avião, borboleta e até libélula”.

Entenda por que Brasília tem formato de avião
A concepção do Plano Piloto da cidade foi criada com base em seu território, sua topografia e o escoamento da água. Outra intenção do projeto foi simbolizar o gesto de quem assinala uma cruz, como um símbolo de conquista.

Brasília
Ela foi construída no governo de Juscelino Kubitschek e o projeto de construção era um objetivo antigo (desde 1891). Ele ficou a cargo de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. A escolha da capital em um local mais afastado visava desenvolver o centro-oeste e evitar ataques marítimos.

Brasília é a cidade-símbolo de Juscelino Kubitschek,o JK, pois ele era o presidente quando ela foi construída, tendo sido JK um proponente e defensor da sua construção.