O que Josué fez com o rei de Jericó?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Apesar de Jericó ser comandada por um rei, a Bíblia não menciona o seu nome. Seguindo as instruções dadas por Deus, Josué marchou com os seus guerreiros ao redor da cidade uma vez por dia durante seis dias seguidos (Josué 6:3-5). No sétimo dia a cidade foi rodeada sete vezes (Josué 6:14-15).

Segundo o estudo sobre a cidade de Jericó, a região foi devastada porque, quando Moisés morreu, coube a Josué dar continuidade na missão de conquistar Canaã e estabelecer assentados israelitas naquela região que, inclusive, era uma ordem divina.

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

O quadro é claro: Jericó era uma cidade bem situada, ficava num vale, perto de um grande rio. Mas havia um problema gravíssimo: a água era má (talvez saloba) e como consequência, a terra era estéril, não dava frutos. Fica implícita a vontade de todos que Eliseu resolvesse o problema.

Josué

Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.

Dessa forma, tocando as buzinas de carneiro todo o povo deveria gritar, dando um grande brado, para que então o muro da cidade viesse a desmoronar. Assim, o povo subiria por ele e tomaria posse da cidade. Josué enviou espiões para checarem a cidade e teve um retorno positivo, continuando o plano.

sete voltas

Após dar sete voltas ao redor da invencível fortaleza, o líder Josué ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz, o que resultou na queda das muralhas. O momento mais esperado pelos espectadores de A Terra Prometida finalmente chegou e as muralhas de Jericó vieram ao chão.

Josué 6:26 NTLH
Nessa ocasião Josué amaldiçoou a cidade em nome de Deus, dizendo: — Quem tentar construir de novo esta cidade de Jericó será amaldiçoado pelo SENHOR! Quem puser os alicerces perderá o filho mais velho!

No contexto cristão, a queda das muralhas de Jericó após sete dias de peleja e do grito do povo, é uma referência de incentivo à persistência e união do povo. E a certeza de que o Senhor ouve e responde ao clamor dos seus. Bíblia sagrada.

Após dar sete voltas ao redor da invencível fortaleza, o líder Josué ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz. Foi assim que aquela multidão presenciou mais um milagre de Deus e deu mais um passo em direção à terra prometida.

Os primeiros habitantes de Jericó, que levantaram as primeiras construções e plantaram os primeiros cultivos, foram os cananeus há mais de 10 mil anos. Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

Josué não consulta a Deus e perde batalha contra cidade de Ai- A Bíblia.

Jericó é descrita no Velho Testamento como a "Cidade das Palmeiras", pois tinha muitos campos e era um lugar atrativo para a habitação humana. Na tradição judaico-cristã, ela é conhecida como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

Como era a cidade de Jericó na época da Bíblia
Ela era considerada uma cidade estratégica por causa da sua localização, próxima do Rio Jordão e do Mar Morto, e era um importante centro comercial e religioso. A cidade de Jericó era cercada por uma muralha que a protegia de ataques inimigos.

Dois reis a leste do Jordão e trinta e um a oeste são conquistados por Israel.

O Muro de Jericó é um muro de defesa ou proteção contra inundação que data de aproximadamente 8000 a.C.