O que jogo da memória estimula?

Perguntado por: uAvila . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Jogo da memória é um exercício que visa estimular a mente e impulsionar o raciocínio lógico, além de também poder garantir o entretenimento entre pais e filhos em várias idades. Para atender a proposta, diversos tipos de brinquedos estão disponíveis no mercado.

Os objetivos do jogo da memória são trabalhar a atenção, a concentração e a relação entre número e quantidade de 0 a 10. Habilidades desenvolvidas com estas atividades, de acordo com a BNCC: (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades.

Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Os videogames auxiliam também no treinamento da capacidade multitarefas do cérebro, com benefícios que podem ser muito úteis no dia a dia e no trabalho. São ativadas áreas no córtex frontal e no córtex parietal, responsáveis pela atenção descendente, que ganham eficiência e velocidade no processamento de informações.

A memória tem um papel fundamental na aprendizagem, pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e do presente e ajuda a garantir a continuidade do aprendizado. A memória é um processo ativo de codificação, armazenamento e recuperação de nossas experiências.

Jogo da memória ajuda a desenvolver as relações pessoais entre os pequenos. Na Educação Infantil, as crianças são encorajadas a construir conhecimentos e descobrir o mundo por meio de experiências estimulantes e divertidas.

O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.

Os jogos de memória são uma excelente oportunidade para as crianças melhorarem suas habilidades cognitivas. Isso porque eles aprendem a reconhecer objetos, pessoas, animais, etc. por meio da posição da carta. Além disso, também proporciona estimulação visual e atrai a atenção das crianças.

Continue lendo e veja por que ela é uma excelente alternativa para a formação do seu filho!

  1. Criatividade. ...
  2. Trabalho em equipe. ...
  3. Raciocínio lógico. ...
  4. Resolução de problemas. ...
  5. Comunicação. ...
  6. Pensamento abstrato. ...
  7. Resiliência.

O jogo da memória é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados. Cada figura se repete em duas peças diferentes. Para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas.

Como brincar de Jogo da Memória
É só recortar as figuras com mesmo tamanho e num dos lados colar uma figura que tenha um par igual. Também se pode fazer cartas para o Jogo da Memória com cartolina.

Uma poesia, cantiga de roda, jogo ou canção infantil podem ser ótimas – e deliciosas – maneiras de estimular a memória dos pequenos. Quem exercita a memória também compreende melhor as coisas, os fatos e os acontecimentos. Portanto, não restam dúvidas do quanto a memória está presente em todo o processo de aprendizado!

Os jogos de raciocínio são grandes aliados no desenvolvimento e na estruturação do pensamento do aluno, já que ele precisa, para isso, investigar, sendo esse processo de grande valia não só para a resolução do jogo, mas também para a sua evolução na aprendizagem.

Mais um estudo foi divulgado para comprovar que sim, jogar videogame faz bem ao cérebro. Pesquisadores constataram que jogar desenvolve as regiões do cérebro responsáveis pela navegação espacial, formação de memória, habilidades motoras e até planejamento estratégico.

Eles também aprendem habilidades de que precisam para estudar, trabalhar e se relacionar, como:

  • confiança.
  • auto estima.
  • resiliência.
  • interação.
  • habilidades sociais.
  • independência.
  • curiosidade.
  • lidando com situações desafiadoras.

Pratique exercícios físicos
O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas. Isso resulta em cérebros mais eficientes, maleáveis e adaptáveis. Ou seja, com melhor desempenho.