O que jogar primeiro calcário ou gesso?

Perguntado por: lcosta2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A aplicação de gesso deve ser feita em área total, após a aplicação do calcário, não havendo, obrigatoriamente, a necessi- dade de sua incorporação. Esse material apresenta efeito residual e, portanto, sua reaplicação deve ser feita em função de novas análises de amostras de solo.

Outros pregam a aplicação do calcário antes do gesso agrícola em 60 a 90 dias e com boas condições de umidade no solo. O calcário precisa de umidade no solo para uma boa reação de suas partículas.

Apesar de muitos acharem que calcário e gesso agrícolas são semelhantes, esses dois produtos químicos possuem características e efeitos nos solos completamente diferentes. Cada um tem uma ação e efeito particular.

O Calcário misturado com Gesso Agrícola é uma tendencia de mercado, pois proporciona um custo menor considerável na aplicação e reduz muito o tempo operacional. Essas misturas são muito indicadas pelos Consultores e Técnicos Agrícolas por não interferirem na reação do Solo e nem na Planta.

Quando fazer gessagem? É recomendado o uso do gesso agrícola quando a análise de solo apresentar uma ou mais características como teor de Cálcio (Ca) menor que 0,5 cmolc dm-3; Alumínio (Al) maior que 0,5 cmolc dm-3; Saturação por alumínio (m%) maior que 20%; Saturação por bases (V%) menor que 35%.

Não é recomendado aplicar o calcário quando o solo estiver muito molhado, pois ele adere aos torrões úmidos de solo, e a incorporação não é uniforme; não se aplica, também, calcário em dias de muito vento.

Na melhor das situações, um bom calcário tem seus efeitos sobre a solução dos solos três meses depois da aplicação, tempo em que reagiu apenas cerca de 30% do total aplicado e em que nesse período tenha o solo água suficiente para as reações esperadas.

Calagem e gessagem na cultura da soja
A calagem deve ser feita com intervalo de 3 meses antes da semeadura da soja, possibilitando assim a reação do calcário com o solo. Além disso, o calcário é pouco móvel no solo e por isso deve ser incorporado, com arado e gradagem, ao solo em profundidade mínima de 20 cm.

Basta utilizar o selador para gesso , que vai dar a aderência de que a tinta precisa para fixar no gesso , evitando a calcinação e o amarela mento da tinta .

Pontua-se também que o gesso agrícola proporciona um maior crescimento das raízes, melhorando a absorção de água e de nutrientes pelas plantas. Ele tem eficácia comprovada no aumento de produção das lavouras.

O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.

A chamada gessagem pode reduzir a toxidez por Alumínio, a salinidade dos solos, a formação de camadas compactadas na superfície do solo, melhorar o crescimento das raízes e também melhorar a absorção de nutrientes.

O Gesso substitui o Calcário.
O principal papel do gesso é complexar o alumínio tóxico, principalmente aquele localizado em profundidades que o calcário tem dificuldade de atingir, por ser de baixa solubilidade. O gesso pode, ainda, servir como fonte de cálcio e enxofre.

Benefícios da gessagem
Aumenta o sistema radicular em profundidade; Fornecimento de cálcio em profundidade; Redução da saturação de alumínio em subsuperfície; Maior absorção de nutrientes e água.

A cal é geralmente acrescentada à mistura para criar um gesso mais resistente e de maior duração.

O problema é que o gesso não corrige pH, embora tenha cálcio em sua composição. O que promove a correção da acidez do solo não é o cálcio contido no calcário e sim o carbonato. E o gesso agrícola não possui nenhum carbonato em sua fórmula.

A aplicação de gesso agrícola (sulfato de cálcio), conhecida como gessagem, tem como objetivo melhorar as características químicas nas camadas mais profundas do solo. O gesso possui uma grande solubilidade, até 100 vezes maior que a do calcário, por isso consegue migrar no perfil do solo de forma mais rápida.

O calcário é um corretivo do solo, ou seja, ele corrige o pH do solo, já o gesso, é um condicionador de solo.

As maiores doses recomendadas para solos com CTC maior que 60 mmolc /dm3 na camada de 20 a 40 centímetros de profundidade não ultrapassam 3,5 toneladas por hectare. É importante destacar que a aplicação de gesso deve ser feita juntamente com a aplicação de calcário, mas nunca deve substituí-lo.