O que jogar no quintal para espantar escorpião?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Alfazema, lavanda, citronela, cânfora, alecrim, hortelã são alguns exemplos de plantas que podem ajudar a espantar, não somente insetos, mas também os temidos escorpiões.

Principais medidas de como espantar escorpião
Manter a grama aparada; Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos numa faixa de um a dois metros junto às casas; Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas.

Canela em pó também é um repelente natural
Como também se trata de um repelente natural, é importante que espalhe bastante canelo nos arredores, de forma que, o escorpião perceba a presença da canela e se afaste. Em ambas as dicas, os escorpiões não serão mortos e os repelentes não agirão como veneno.

O seu veneno pode ser letal em crianças e idosos. E muita atenção: eles andam em pares. Portanto caso se deparar com um, se prepare, porque ainda tem outro por aí.

Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).

examine roupas e calçados antes de usá-los; mantenha cama, sofás, berços afastados da parede; mantenha lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão; use luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo para escorpiões.

Uma das causas que aproxima os escorpiões da cidade é o fato de as áreas urbanas abrigarem muitas baratas, que são o alimento preferido desses aracnídeos. Por isso a importância de manter quintais, jardins e demais terrenos limpos e, se possível, sem entulhos.

É provável que sim, mas em todo caso é muito importante avaliar todo o imóvel em busca de infestações, como escorpiões de reproduzem rápido, mesmo que tenham vindo de outro imóvel, alguns já alcançaram a sua casa, então as chances de terem mais aí mesmo também é grande.

Os escorpiões são predadores, alimentando-se principalmente de insetos e outros invertebrados. Têm como inimigos naturais algumas aves, répteis (como lagartos e lagartixas), anfíbios e algumas espécies de aranhas.

Os predadores naturais do escorpião são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, aranhas, macacos, lagartos, galinhas e camundongos, entre outros.

O Bothriurus araguayae é um animal inofensivo não oferecendo perigo algum, por isto, é uma espécie apenas controlada para a preservação. Apresenta uma coloração amarelo-claro com um triângulo negro na cabeça e uma faixa longitudinal mediana e manchas laterais no tronco.

Escorpião amarelo
É a espécie de escorpião que causa mais acidentes. Possui hábitos intradomiciliares. Seu veneno é perigoso para a saúde humana, agindo no sistema nervoso da vítima. A picada provoca dor intensa no local atingido e se amplia por todo o corpo.

Escorpião sobe parede? O escorpião não sobe paredes, necessariamente. Ele ganha acesso a partes mais superiores de condomínios porque entra por tubulações de água, esgoto e até mesmo por dentro da estrutura do prédio, através dos dutos de energia.

Após o nascimento, os filhotes andam no dorso (costas) da mãe até sua primeira troca de pele, quando conseguem se alimentar sozinhos. A longevidade depende da espécie, em torno de 5 anos de idade, mas há registros de mais de 20 anos em algumas espécies.

Agosto

Agosto é o mês de reprodução de escorpiões e, neste período, as fêmeas tem maior concentração de veneno. Para evitar sua presença é necessário limpar os terrenos, evitando o acúmulo do lixo e entulho, que são locais que podem atrair insetos, que servem como a principal fonte de alimento ao escorpião.

Os escorpiões gostam de umidade. Por esse motivo, procuram locais que tenham fontes de água.

Alimentam-se principalmente de insetos, como baratas e de outros invertebrados. A fêmea é vivípara, ou seja, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe.

Eles são microcápsulas que se prendem no corpo dos animais e liberam um veneno. Este material tóxico espalha-se no corpo dos animais e causa a sua morte. Com o tempo, todos os outros escorpiões sucumbem com a ação do produto, que é devidamente registrado no Ministério da Saúde.

As famílias espalharam galinhas d'angola, que se alimenta desses animais peçonhentos. O problema com escorpiões tem sido constantes na cidade. Segundo especialistas, de novembro até março, o número desses animais aumenta mesmo, tanto na zona rural quanto na cidade.

Várias galinhas comeram vários escorpiões.

É verdade que onde tem barata tem escorpião? A dúvida é bastante frequente e a relação entre escorpiões e baratas é real. Isso porque os escorpiões são predadores naturais das baratas. Sendo assim, a presença de baratas, além de doenças, pode atrair também a presença dos escorpiões.