O que Jó 42 nos ensina?

Perguntado por: ypereira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Quando Jó disse que se abominava em Jó 42:6, ele estava expressando de forma poética que se arrependia de suas atitudes orgulhosas do passado. Esse remorso é parte importante do arrependimento e crescimento para que nos tornemos mais semelhantes a Deus.

Declaração vinda do coração de um homem que estava experimentando a realidade da presença de Deus em sua vida; Deus revelando-se a ele, Deus falando com ele, e por isto uma declaração verdadeira a respeito de Deus e da vida. – Eu sei que Deus pode todas as coisas, e nenhum dos desígnios dele pode ser impedido.

Jó se arrepende no pó e na cinza — Ele vê o Senhor com seus olhos — O Senhor repreende os amigos de Jó, aceita Jó, abençoa-o e faz com que seus últimos dias sejam melhores do que os primeiros. 1 Então Jó respondeu ao Senhor, e disse: 2 Bem sei eu que tudo apodes, e que nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.

Em 2 Coríntios 4:1–7, Paulo assegurou aos membros que havia lhes pregado o verdadeiro evangelho. Ele ensinou que Satanás, “o deus deste mundo” (2 Coríntios 4:4), trabalha para que as pessoas não aceitem o evangelho.

7 Cada um contribua segundo apropôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

(2 Coríntios 9:6) A colheita será justa
6 Mas digo isto: O que semeia com moderação, também colherá com moderação; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. As palavras moderação e abundância afirmam um princípio que é verdadeiro como provérbio, baseado na experiência agrícola comum.

A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

Em primeiro lugar, Jó sofre por causa de uma concepção ideo- lógica equivocada sobre Deus (Jó sofre psicologicamente). Na época em que o livro foi redigido o povo de Israel estava realizando uma grande mudança política.

Jó 38. Deus pergunta a Jó onde ele estava quando foram estabelecidos os fundamentos da Terra, quando as estrelas da manhã cantavam juntas e quando todos os filhos de Deus bradavam de alegria — Os fenômenos da natureza mostram a grandiosidade de Deus e a fraqueza do homem.

Jó 28. A riqueza procede da terra — A sabedoria não pode ser comprada — O temor do Senhor é sabedoria, e o apartar-se do mal, inteligência. 1 Na verdade, há veio de onde se tira a prata, e para o ouro, lugar em que o derretem. 2 O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o cobre.

Resumo: No Evangelho de João, encontramos uma narrativa, que é a Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7). Nesta narrativa, Jesus cospe na terra, faz lama com saliva, unta com esta lama os olhos do cego e manda-o lavar na piscina de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele vai lavar-se e volta de lá curado.

A síndrome de hiper-IgE, muitas vezes chamada de Síndrome de Jó, em alusão ao personagem bíblico, é um grupo de Imunodeficiências Primárias que tem como caraterísticas comuns dermatite atópica severa, infecções recorrentes na pele e nos pulmões e níveis séricos marcadamente elevados de IgE.

Isaías 45. Ciro libertará da Babilônia os cativos de Israel — Vinde a Jeová (Cristo) e sede salvos — A Ele todo joelho se dobrará e toda língua fará um juramento.

Paulo escreveu aos santos de Corinto e explicou que os membros da Macedônia haviam doado voluntariamente aos necessitados. Ele incentivou os santos de Corinto a também seguirem o exemplo do Salvador doando aos pobres. Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm àqueles que com alegria doam aos pobres.

Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor.
Façam tudo com amor. Todas as vossas obras sejam feitas em amor. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.

35 Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ".

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.