O quê Jezabel fazia?

Perguntado por: aporto6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Jezabel. Uma mulher rebelde, sedutora, manipuladora, dominadora, que destruiu muitos profetas do Senhor, conforme narrado no livro de I Reis, na época do profeta Elias. A Bíblia a retrata como uma mulher muito cruel e, neste livro, você verá que ela era pior, muito pior.

Jezabel, personagem do Antigo Testamento da Bíblia, era uma moça nobre que vinha da Fenícia, região que atualmente corresponde ao território do Líbano e da Síria. Ela foi criada pelo pai, o rei Etbaal (Luciano Quirino), e teve uma infância difícil, com as mortes precoces de seu irmão e sua mãe.

Além de seu fanatismo religioso, ela era impulsiva e violenta. Sua principal exigência era que seu deus tivesse os mesmos direitos do Deus de Israel perante o povo. Jezabel então começou a perseguir os profetas do Senhor. Assim, ela mandou matar todo aquele que se pusesse contra suas práticas idólatras (1 Reis 18:4).

Na Bíblia, ela ganhou fama de manipuladora, inescrupulosa e até devassa. A rainha Jezebel é uma das piores vilãs do Antigo Testamento, sem dúvida.

O significado do nome Jesabel ou Jezebel é “Baal exalta” ou “Baal é marido de” ou “impuro”.

Jezabel: Elias vence desafio com fogo e mata sacerdotes diante de Acabe.

profeta Elias

O profeta Elias foge diante da palavra de morte de Jezabel e volta mediante a palavra de vida de YHWH.

Conforme o relato bíblico referente a Acabe: “tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou” (1 Reis 16:30-31). “A malvada esposa de Acabe, Jezabel, provinha da cidade Fenícia de Tiro, de onde seu pai havia sido sumo sacerdote e rei. Jezabel adorava ao deus Baal”.

Um profeta unge Jeú como rei sobre Israel e profetiza a destruição da casa de Acabe e a morte de Jezabel — Jeú mata Jorão no campo de Nabote — Jezabel é morta por Jeú e devorada por cães.

Acabe queria uma propriedade que pertencia a um israelita que se recusava a vendê-la. Jezabel decidiu conseguir a propriedade para Acabe pagando testemunhas falsas para acusarem o dono da propriedade, fazendo com que ele fosse condenado à morte. Tudo isso aconteceu, e Acabe tomou posse da propriedade.

Jezabel ficou zangada e disse que ela mataria o profeta Elias. Para ficar seguro, Elias deixou a terra de Israel. Ele viajou por 40 dias e 40 noites, jejuando enquanto viajava. Então, foi ao monte Horebe e encontrou uma caverna para se esconder.

Povos mais simples contarão com roupas de cores terrosas
— Jezabel terá um figurino bem marcado. Os israelitas contarão com cores terrosas mais fracas, tons pastéis, por serem personagens mais simples, ligados à agricultura e à terra.

Uma flecha lançada ao acaso atinge o peito de Acabe, que morre. Hannibal anuncia o fim do combate.

Jezabel era uma princesa, filha de Etbaal, rei dos sidônios. Ela convenceu seu marido Acabe a adorar o deus Baal e foi responsável por promover o culto de deuses pagãos em Israel (1 Reis 21:25-26).

O seu nome é uma palavra semítica que significa "senhor" ou "dono", sendo inicialmente um título que depois se tornou nome próprio. Havia vários deuses Baal, para diversas tribos, como se pode verificar no Velho Testamento em que se refere "o Baal" de cada tribo; daí que se empregue também o plural, Baalim.

Continuar lendo Fazia ou fazia dias?