O que Jesus quis dizer quando falou eu sou a porta?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Muitas opções se apresentam a nós, mas somente Jesus afirma que é “a porta” pela qual podemos entrar. Ele mesmo afirma que é a porta verdadeira e, somente por ela, é possível achar pastagens.

Esta passagem em outras versões da Bíblia
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.

Numa revelação moderna ele adicionou: “Pois estreita é a porta e apertado o caminho que leva à exaltação e à continuação das vidas, e poucos há que o encontram.” (D&C 132:22.)

Alpendres são entradas, ou portas. Estas cinco portas do tanque de Betesda, muito embora fossem entradas físicas, em um nível espiritual são alegorias que apontam para os primeiros cinco livros do antigo testamento, que foram escritos por Moisés, chamados de Torá e também de Pentateuco.

O Aprisco de Deus
Um aprisco, ou redil, é uma grande cerca, muitas vezes construída com paredes de pedra, onde os rebanhos de ovelhas ficam protegidos durante a noite. Tem apenas uma porta. No final do dia, o pastor chama as ovelhas. Elas conhecem a sua voz e, pela porta, entram na segurança do aprisco.

A porta é um dos elementos mais antigos e fundamentais da estrutura espacial. Ela assume funções de barreira mecânica, térmica, visual e acústica. Assegura funções topológicas de junção ou disjunção entre os espaços para diferenciá-los ou fundi-los.

Uma porta é uma passagem, um portal, um limiar entre um lugar e outro. Mas também pode simbolizar uma transição entre duas situações, por isso seu uso tão comum em situações difíceis como se nosso caminho tivesse sido interrompido (fecha), ou boas (abre).

1. Abertura para entrar ou sair. 2. Peça que fecha essa abertura.

Jesus não disse que é uma das portas, mas “a porta”. Nem Maomé, nem Buda, nem Confúcio, nem Chico Xavier, ou qualquer outro nome pode ser a porta, porque somente Jesus leva ao caminho da vitória e da vida eterna. Jesus é o bom pastor, que dá a vida pelas ovelhas.

A PORTA DA FÉ (cf. Act 14, 27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma.

O caminho estreito é um modo de ação. É um caminho que atravessa a carne (Hebreus 10:20). E aqui Jesus nos mostra como Ele andou quando esteve na terra; a maneira que devemos seguir: “Então disse: Eis aqui venho(No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade. '” Hebreus 10:7.

Somente é possível entrar pela porta estreita quando o homem nasce da Palavra de Deus, pela fé em Jesus Cristo que se concretiza pelo batismo, a semente incorruptível. Começamos a entrada para a porta estreita quando aceitamos a Jesus, passamos pelas águas do batismo, o novo nascimento espiritual.

Você já calculou o preço? “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:13-14.

A porta estreita é Jesus Cristo: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9). Devemos escolher, entrar pela porta estreita e disfrutar da vida eterna com Deus, ou entrar pela porta larga e perder a salvação.

Nestes jazia grande multidão de enfermos; cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:2-4).