O que Jesus quis dizer quando ele disse Vinde a mim?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Esta é a promessa de paz e proteção pessoal. Esse é o poder de redimir do pecado em todos os tempos. Nós também devemos acreditar que Cristo tem o poder de aliviar nossa carga e tornar nosso fardo mais leve. Nós também temos de vir a ele, e nele receber descanso para nossos labores.

Jesus quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma. Os nossos fardos pesam, mas quando os colocamos sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar.

A obediência plena traz o poder do evangelho à sua vida, inclusive aumentando sua força para vencer as fraquezas.

No livro de Mateus, capítulo 11, versículos 28 a 30, diz assim: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

“Normalmente, quem está sobrecarregado se sente desmotivado e com dificuldades de concentração, o que pode impactar diretamente na rotina profissional. Além disso, a irritabilidade e os sentimentos à flor da pele podem provocar conflitos entre os colegas”, afirma Luiz.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

A metáfora do fardo pesado costuma ser usada para se referir a alguma situação que promove um peso emocional muito grande sobre alguém.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…), Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos.

Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Esta declaração significa um terno convite do Senhor Jesus para que os pecadores creiam nele. Ninguém mais, além do Salvador, é capaz de aliviar e dar descanso ao que está cansado e sobrecarregado.

Alguém que está cansado é uma pessoa: que já esgotou suas forças; que já andou por muitos caminhos, porém não encontrou alívio para a opressão. Um homem/mulher oprimido/a é aquele/a que não há paz no seu coração.

Depois de ouvir Jesus orar, “disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar” (Lucas 11:1). Jesus respondeu com sábios ensinamentos que podem ajudar a fortalecer nossa conexão com o Pai Celestial por meio da oração. Esta lição vai ajudá-lo a tornar suas orações mais significativas.

O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).

Jesus usa parábolas para ensinar a respeito do reino do céu na Terra (a Igreja de Jesus Cristo). Leia e discuta alguns versículos tirados de Mateus 13:24–53. Explique-lhes que nesses versículos a expressão “reino do céu” refere-se à Igreja de Jesus Cristo, que é o reino do céu na Terra.

Assim ao ensinar através de parábolas Jesus estaria trazendo o juízo para alguns dos seus ouvintes. Ao mesmo tempo estaria separando os que buscavam a verdade dos caçadores de curiosidade.

As palavras “Vinde a Cristo” formam um convite. É o convite mais importante que podemos fazer a alguém, e é o convite mais importante que alguém poderia aceitar.

Este versículo em outras versões da Bíblia
28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

"Vinde a mim , todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).

Estou me sentindo muito sobrecarregada; o que posso fazer?

  1. Reutilize algo já feito. ...
  2. Reconheça variáveis sem importância. ...
  3. Crie uma estratégia geral para novas tarefas. ...
  4. Identifique quando "feito" é melhor do que "perfeito" ...
  5. Faça conexões e busque apoio.

Desânimo, exaustão, irritabilidade, esquecimento, ansiedade e depressão, essas são algumas das consequências do excesso de atividades para a saúde mental; especialista lista os principais sinais para identificar que o seu corpo e sua mente precisam de um “respiro”

A humildade é a capacidade que uma pessoa tem de perceber a si mesma e levar em conta a necessidade e o bem-estar das pessoas com quem interage, ao invés de focar em si.

Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.